Este chá desincha e impulsiona a saúde do intestino e do fígado

Os chás são aliados da saúde e oferecem diversas propriedades terapêuticas. Entre a vasta lista de infusões medicinais, está a de alcachofra que, apesar de não ser tão comum, impulsiona a saúde do intestino e o funcionamento do fígado.

De acordo com a nutricionista do Metrópoles Juliana Andrade, a bebida é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, como a vitamina C e o magnésio, que ajudam a proteger o corpo contra danos celulares. “O chá de alcachofra pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como indigestão, gases e inchaço”, destaca.

Além disso, a especialista destaca que a infusão é fonte de fibras, ou seja, pode ajudar a regular o trânsito intestinal e melhorar a saúde gastrointestinal de maneira geral.

3 imagens

Ela é uma excelente maneira de fortalecer a imunidade, pois ostenta vitamina C e antioxidantes

O chá da planta impulsiona a saúde digestiva e ajuda a desinchar
1 de 3

A alcachofra é considerada uma bebida detox, pois pode auxiliar o fígado na eliminação de toxinas do corpo

Canva

2 de 3

Ela é uma excelente maneira de fortalecer a imunidade, pois ostenta vitamina C e antioxidantes

Canva

3 de 3

O chá da planta impulsiona a saúde digestiva e ajuda a desinchar

Photographer, Basak Gurbuz Derman/ Getty Images

A alcachofra também é conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras. Juliana destaca que a planta contém um composto chamado cinarina, que estimula a produção de bile, ajudando na digestão das gorduras e promovendo a desintoxicação do fígado.

“Isso contribui para um fígado saudável e pode melhorar o metabolismo de lipídios e toxinas no corpo”, ressalta a nutricionista.

A hortaliça também apresenta um efeito diurético suave, o que pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e, consequentemente, a pressão arterial. O chá também impulsiona a saúde do coração por ser associado à redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e ao aumento do colesterol bom (HDL).

“Ajuda a equilibrar os níveis de lipídios no sangue e a prevenir problemas cardiovasculares”, diz Juliana Andrade.

Modo de preparo do chá

Para preparar a bebida, é possível usar tanto as folhas secas quanto o chá pronto, disponível em lojas de produtos naturais. “Se você optar pelas folhas secas, o processo é simples: basta colocar uma colher de sopa das folhas em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por cerca de 5 a 10 minutos”, ensina a expert.

Apesar dos benefícios, a especialista alerta para a importância de não consumir o chá de alcachofra e outras substâncias com efeito diurético e hepatoprotetor em excesso. “Em caso de condições pré-existentes no fígado ou outros problemas de saúde, é sempre recomendável consultar um nutricionista antes de incluir o chá na rotina diária”, indica.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.