Após desistência de grupo de empresários, Estado assume doação de casas para Igrejinha e São Sebastião do Caí

Após a desistência do Grupo Innova Steel em doar moradias a famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024, o governo do Estado assumiu o compromisso de entregar as casas prometidas aos municípios de Igrejinha e São Sebastião do Caí. A decisão garante a continuidade dos projetos habitacionais, que haviam sido anunciados com o apoio da iniciativa privada.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Terreno que abrigará as casas em São Sebastião do Caí | abc+



Terreno que abrigará as casas em São Sebastião do Caí

Foto: Dário Gonçalves/Arquivo GES-Especial

Em Igrejinha, o acordo inicial previa a doação de 50 casas completas pelo grupo, enquanto o município, em parceria com o Estado, se responsabilizaria pelas obras de infraestrutura nos terrenos. Com a retirada da empresa, alegando dificuldades financeiras, o governo estadual confirmou que manterá a doação das unidades, com apoio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Segundo a prefeitura de Igrejinha, será necessária a readequação dos lotes destinados ao projeto, já que as casas fornecidas pelo Estado terão características diferentes das anteriormente planejadas. Uma visita técnica com representantes do Estado está prevista para a próxima semana, a fim de viabilizar os ajustes.

“Apesar deste contratempo, seguimos firmes nas tratativas com o governo do Estado, pois entendemos que as famílias precisam desse respaldo”, afirmou o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle.

Prefeito, secretário de Planejamento e Meio Ambiente e procurador Jurídico de Igrejinha em reunião com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Estado | abc+



Prefeito, secretário de Planejamento e Meio Ambiente e procurador Jurídico de Igrejinha em reunião com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Estado

Foto: Prefeitura de Igrejinha

Em São Sebastião do Caí, a situação é semelhante. O grupo também havia anunciado a construção de 50 casas no loteamento Boa Vista, e agora o Estado deverá assumir a entrega das unidades. A previsão é de que os projetos nas duas cidades avancem nas próximas semanas, com a infraestrutura mantida como responsabilidade compartilhada entre os municípios e o governo estadual.

“Está sendo feita a preparação do terreno e o novo prazo vai depender da assinatura do termo de cooperação com o Estado, mas a infraestrutura como rede de saneamento, rede elétrica e vias de acesso já estão prontas. Já as famílias permanecem em aluguel social até a entrega das residências”, informou a prefeitura de São Sebastião do Caí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.