Morte do papa Francisco abre período de luto de nove dias na Igreja Católica; entenda

O mundo se despede do Papa Francisco. O argentino Jorge Mario Bergoglio morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos. Ele não resistiu aos problemas causados por uma dupla pneumonia. Com a morte, abre-se um período de nove dias de luto na Igreja Católica.

Papa Francisco | abc+



Papa Francisco

Foto: Vatican Media/Reprodução

Francisco foi o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos. O último havia sido Gregório III, morto em 741. Francisco foi o primeiro papa nascido no Hemisfério Sul.

O sacerdote era membro da Companhia de Jesus (Jesuítas) e tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998. Foi eleito ao papado em 2013, após a renúncia do alemão Bento XVI, permanecendo por mais de uma década à frente da Igreja Católica.

Ao longo da vida pública, o Papa argentino se destacou pela humildade, ganhando admiradores ao redor do mundo. Além disso, deu ênfase na misericórdia de Deus, na preocupação com os mais pobres e o diálogo inter-religioso.

Francisco ficou conhecido por ter uma abordagem menos formal em relação aos antecessores, Bento XVI e João Paulo II. Residia na casa de hóspedes Domus Sanctae Marthae, dispensando os aposentos Papais do Palácio Apostólico.

O Papa tinha problemas respiratórios desde a infância. Nascido e criado em Buenos Aires, sempre mostrou entusiasmo com o futebol, sendo torcedor fanático do San Lorenzo de Almagro. Formou-se em filosofia na Universidade Católica de Buenos Aires.

A partir de sua morte, o Vaticano declara um período de trono vazio e um funeral com luto de nove dias. Na sequência, cardeais são chamados e se reúnem para o conclave. A partir disso, os votos são depositados para escolher o novo líder. A cerimônia pode durar dias e uma fumaça branca saí pela chaminé para anunciar a escolha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.