Range Rover Velar é belo, é bom, não bebe, mas custa caro demais | Avaliação

O disputadíssimo segmento de SUVs de luxo tem no Volvo XC60 seu rei há muito tempo. Mesmo que BMW X3 o ameace junto do Audi Q5 e Mercedes-Benz GLC, o sueco mostrou que a fórmula para vencer por aqui é a eletrificação parcial. Por isso, o Land Rover Range Rover Velar se tornou híbrido para disputar a briga do jeito certo.

A grande questão é que a Land Rover cobra muito caro por ele. Por fazer parte da linha Range Rover, ele tem um certo status extra, além de um inegável nível de refinamento. Mas, a coisa ficou ainda mais cara. Na semana que testei o Velar, ele custava R$ 697.121. Um dia depois de devolvê-lo, subiu a R$ 700.421. Só que ele vale tudo isso?

Refinamento do refino

Ainda que o Land Rover Range Rover Velar não seja exatamente um carro extremamente atual, o tempo fez bem a ele. O SUV tem um interior verdadeiramente refinado que mostra os britânicos sabem fazer carros de luxo como ninguém. A cabine traz couro de toque aveludado nos bancos, painel, portas e até no meio do volante.

interior do land rover velar com acabamento preto e caramelo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

No modelo testado, o contraste entre o couro caramelo e os elementos em preto na cabine deram um toque extra de sofisticação. No console central, o vazio existencial de ter somente uma pequena manopla de câmbio e um porta-objetos oculto, incomoda. Especialmente porque a área é feita em plástico cinza sem textura. 

Antes da reestilização, a área era ocupada por uma segunda tela que controlava o ar-condicionado e o seletor de modo de condução da tração 4×4. Agora, tudo é conjugado na belíssima central multimídia de 11,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A tela é levemente curva, mas parece ter sido enfiada no painel como um assessório.

A central é muito fácil de ser operada e conta com diversos menus e sistemas que são acessíveis com dois ou três toques. A qualidade da tela é dígna de um iPad e traz até as medidas do carro, se quiser. O painel de instrumentos também é de ótima leitura e, mesmo com forte sol incidindo, não fica ofuscado.

Mimando nos detalhes

Ainda falando sobre o refinamento do Range Rover Velar, o modelo encanta por detalhes que são colocados para conforto do motorista. O descanso de braço central é dividido em duas partes, que podem se mover ou ser abertas individualmente. Assim, se o motorista está com o braço apoiado e o passageiro quer abrir o compartimento, não incomoda.

Caso você queira usar a central multimídia com cabo, é dentro desse porta-objetos que fica o ponto de carregamento. Nas portas, o Velar traz uma área em plástico que imita aço e reflete a luz ambiente de maneira muito elegante. Além disso, os comandos de vidro e memória dos bancos ficam facilmente à mão do motorista.

Quem senta atrás tem acesso ao belíssimo teto solar panorâmico, mas carece de espaço. O interior do Vela é apertado para um carro do seu porte, parecendo mais um modelo com porte de GLA, X1 e Q3 do que de uma categoria acima. O banco tem regulagem elétrica do encosto, mas a Land Rover usa o botão dos vidros elétricos do Ford Fiesta 1996 para isso.

porta-malas land rover velar
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Por falar em regulagem elétrica, o volante e os bancos dianteiros contam com essa regalia. Além disso, os passageiros dianteiros são agraciados com massagem no encosto do banco, que é ativada automaticamente depois de alguns minutos rodando com o Velar. O porta-malas tem abertura elétrica e carrega 625 litros.

Drive e vai

Ciente de que a maioria de seus clientes usam os Land Rover na cidade, a JLR simplificou as coisas no Velar para o Brasil. Agora, ele é vendido somente com motor 2.0 quatro cilindros turbo ligado a um sistema híbrido plug-in. O motor a combustão, igual ao usado pelo finado F-Type, entrega 300 cv e 40,8 kgfm de torque.

motor land rover velar
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Já o elétrico adiciona 116 cv e 28 kgfm à conta, totalizando 404 cv e 65,3 kgfm. O interessante é que, mesmo o Velar pesando 2.233 kg, o motor elétrico dá conta sozinho do recado em uso urbano. Aceleradas mais vigorosas em centros urbanos e até em velocidade constante na estrada, são supridas pelo motor elétrico.

Já na hora de andar de verdade, o conjunto trabalha em harmonia. O interessante é que a transição entre os dois sistemas é extremamente suave e imperceptível a quem não estiver ligado no conta-giros do painel. Mesmo com o 2.0 rodando forte, o silêncio no interior é ensurdecedor.

Land Rover Range Rover Velar prata de traseira com uma cidade ao fundo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Como resultado, temos um SUV acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h (140 km/h só na eletricidade). A bateria tem alcance pequeno, de apenas 40 km, mas ela tenta segurar a carga por um tempo. Ao chegar perto de zero, o motor a combustão trabalha mais vezes para melhorar o desempenho.

Assim, o motor elétrico atua para arrancadas, ré e auxiliando o motor a combustão. Contudo, no momento em que o Velar fica sem energia, o start-stop se torna muito brusco e o motor a combustão tem uma certa dificuldade de tirar o Land Rover da inércia. Ao menos o freio regenerativo consegue recuperar uma boa carga rápido.

Land Rover Range Rover Velar prata de lado com uma cidade ao fundo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Chá das 5

Junto ao silêncio e elegância do conjunto mecânico, está e economia de combustível. Oficialmente, a Land Rover afirma que o Velar faz 8,3 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Contudo, é possível tranquilamente passar dos 12 km/l nas duas situações mesmo com a carga da bateria mais baixa.

A elegância do SUV britânico também está no rodar. Ele é muito sólido e parrudo, deixando claro que suas raízes são vinculadas ao Defender. Você sente uma direção mais firme, mas não pesada. O mesmo vale para a suspensão, que filtra absolutamente tudo que acontece para garantir que os passageiros não se incomodem.

Land Rover Range Rover Velar prata de lado com uma cidade ao fundo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Com a massagem do banco ligada e com uma música boa, você facilmente rodará três horas seguidas ao volante do Velar e se sentirá revigorado e nem um pouco cansado. Falo com propriedade pois fiz o trecho Brotas – Campinas dois dias seguidos depois de uma rotina cansativa e dirigir o Velar foi a parte mais relaxante. 

Outra vantagem é que os sistemas eletrônicos de auxílio à condução, como sistema de manutenção em faixa e piloto automático adaptativo, funcionam de maneira orgânica e linear. Chegam perto da precisão e tranquilidade de Honda e Volvo, referências nessa categoria.

faróis do land rover velar
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

Luxo é assim

Por falar nesses sistemas, o Land Rover Range Rover Velar cobra mais de R$ 700 mil por conta dos equipamentos que traz. De série, ele conta com seis airbags, sistema de câmeras 360° com função de carro transparente, faróis full-LED adaptativos com acendimento automático e luz alta autônoma, porta-malas com abertura elétrica e chave presencial.

Há ainda sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência, vetorização de torque, internet integrada ao carro, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Land Rover Range Rover Velar prata de traseira com uma cidade ao fundo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

A lista continua com ar-condicionado digital de quatro zonas, bancos dianteiros com aquecimento, resfriamento e massagem, banco traseiro com aquecimento e encosto controlado eletricamente, teto solar panorâmico, retrovisor central e lateral esquerdo fotocrômicos, suspensão pneumática e subwoofer.

Veredicto

Considerando que seus concorrentes diretos estão mais próximos da faixa de meio milhão, o Land Rover Range Rover Velar cobra caro demais para não ter um conjunto muito superior a eles. De fato, é bem mais sofisticado do que X3, XC60, Q5 e GLC. Mas até que ponto é válido pagar tanto por refinamento?

Land Rover Range Rover Velar prata de traseira com uma cidade ao fundo
Land Rover Range Rover Velar [Auto+ / João Brigato]

O Velar, em si, é um excelente carro, gostoso de dirigir, luxuoso de verdade e econômico. Dentre os Land Rover, honestamente, é o mais bonito e até o mais equilibrado. Mas precisava de mais autonomia no sistema elétrico e um preço mais comedido. No final das contas, ele sempre foi um carro de nicho e, mesmo eletrificado, seguirá assim.

Você teria um Land Rover Range Rover Velar? Conte nos comentários.


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