Rebeca Andrade vence prêmio o Prêmio Laureus de Retorno do Ano

A ginasta brasileira Rebeca Andrade foi homenageada com o Prêmio Laureus 2025 na categoria Retorno do Ano, destacando sua impressionante trajetória de superação. Após passar por três cirurgias, a atleta fez um retorno triunfante às competições, conquistando quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, entre elas o ouro no solo.

Com essa conquista, ela se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil, firmando-se como uma das principais referências do esporte mundial. A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio de Cibeles em Madri, na Espanha.

Rebeca venceu prêmio do "Oscar do esporte" | abc+



Rebeca venceu prêmio do “Oscar do esporte”

Foto: Divulgação/Laureus

A conquista de Rebeca é histórica, pois ela se tornou a primeira mulher brasileira a receber o “Oscar do esporte”, que em 25 anos de Laureus, só havia sido concedido a atletas masculinos do Brasil. O último brasileiro a vencer na categoria Retorno do Ano foi Ronaldo, em 2003, após superar cirurgias no joelho. Com isso, Rebeca também encerra um longo jejum de quase uma década sem prêmios Laureus para o Brasil, já que o último vencedor brasileiro havia sido o nadador Daniel Dias, na categoria Paratleta do Ano.

Além disso, Rebeca Andrade se junta a uma seleta lista de brasileiros que já foram premiados, como Pelé, Bob Burnquist e a seleção brasileira de futebol. 

Outros premiados

Atleta Masculino do Ano: Mondo Duplantis; atleta feminina do ano: Simone Biles; time do ano: Real Madrid; revelação do ano: Lamine Yamal; atleta com deficiência do ano: Jiang Yuyan; esportista de ação do ano: Tom Pidcock; prêmio sport for good: Kick4Life; ícone esportivo Laureus: Rafael Nadal; prêmio pelo conjunto da obra: Kelly Slater.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.