Após sugerir Gleisi em trisal, Gayer diz que não quis “constrangê-la”

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou, por meio dos advogados dele, nesta terça-feira (22/4), que não quis constranger a ministra das Relações Institucionais do governo federal, Gleisi Hoffmanm, ao sugerir que ela formaria um “trisal” com o esposo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os advogados do parlamentar se manifestaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça. A defesa foi apresentada diante de uma queixa-crime apresentada pela ministra do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Corte contra Gayer. Ela pede uma indenização de R$ 30 mil e faz acusação de misoginia.


Entenda o caso

  • Gleisi Hoffmann apresentou uma queixa-crime e uma notícia crime contra Gustavo Gayer em decorrência de declarações ofensivas contra a petista.
  • Nas redes sociais, o deputado comparou Lula a um “cafetão”, sugerindo que Gleisi Hoffmann foi tratada como uma garota de programa.
  • Na queixa-crime apresentada ao STF, Gleisi pede uma indenização de R$ 30 mil por danos morais.
  • Depois da repercussão negativa, Gayer chegou a dizer que saiu em defesa de Gleisi, acusando Lula de tê-la “menosprezado e achincalhado”.

“O querelado não publicou qualquer ataque pessoal que configure ofensa às honras objetiva ou subjetiva da querelante, e muito menos buscou constrangê-la ou humilhá-la publicamente”, diz trecho da defesa de Gayer.

Mais adiante, os advogados do deputado afirmam que Gayer tentava criticar uma fala de Lula.

“Querelado estava a tecer uma crítica à atitude infeliz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que momentos antes havia feito um pronunciamento na cerimônia de posse da querelante como Ministra das Relações Institucionais, dizendo que escolhera uma ‘mulher bonita’ para dialogar com as lideranças do Poder Legislativo”, consta na defesa apresentada nesta terça.

O questionamento de Gleisi à conduta do deputado do PL de Goiás ocorreu na segunda quinzena de março deste ano. A ministra de Lula questiona uma série de publicações de Gayer no perfil dele no X (antigo Twitter).

Em uma das publicações, Gayer diz ter vindo à mente dele uma imagem de um “trisal” entre o presidente do Senado, Gleisi e o esposo dela, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

O que disse Lula

As frases de Gayer na rede social foram feitas após o presidente Lula fazer uma fala no Palácio do Planalto considerada por críticos como machista.

“Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e do Senado, porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, disse Lula em um evento no qual assinou uma medida provisória chamada crédito do trabalhador. (Colaborou Pablo Giovanni)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.