Arcebispo de Porto Alegre viaja nesta terça-feira para o funeral do papa

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler deve ser um dos primeiros cardeais brasileiros a desembarcar em Roma na Itália. Ele e o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, viajam ainda nesta terça-feira (22) para a capital italiana.

Cardeal Dom Jaime Spengler | abc+



Cardeal Dom Jaime Spengler

Foto: Divulgação

Ambos devem participar do funeral e enterro do papa Francisco, morto na última segunda-feira (21), bem como do conclave – cerimônia que escolherá o novo pontífice. Os outros cinco brasileiros votantes devem rumar à Europa assim que possível, “conforme a disponibilidade de voos”, segundo informou a CNBB ao g1.

VIU ISSO? VÍDEO: Vaticano revela primeiras imagens do corpo do papa Francisco

O processo do conclave deve se iniciar entre os dias 6 e 11 de maio. Podem votar todos os cardeais com menos de 80 anos. Atualmente são 135 religiosos que se enquadram nesses critérios, sendo sete deles brasileiros.

LEIA MAIS: Fumaça branca ou preta? Saiba quando será o conclave, processo que definirá novo papa

Além de Spengler, que é catarinense, Tempesta, que é paulista, há o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, que é gaúcho de Cerro Largo. Todos os votantes também podem ser votados, ou seja: mesmo que pequena, há possibilidade do próximo papa ser gaúcho.

Confira os outros quatro cardeais que participarão do conclave:

  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus

 CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.