ChocoPáscoa encerra e Gramado já entra em ritmo de Festa da Colônia

Após uma Páscoa com mais de 700 mil visitantes e um feriadão histórico, com os quase 32 mil leitos ocupados, agora Gramado já pensa no próximo evento. Com o encerramento na segunda-feira (21) da ChocoPáscoa, a Gramadotur, autarquia municipal de turismo, mira agora na Festa da Colônia, que inicia já neste mês, na quarta-feira (30). 

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Mais de 11 mil mudas de hortaliças foram produzidas para Festa da Colônia



Mais de 11 mil mudas de hortaliças foram produzidas para Festa da Colônia

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

Para deixar tudo pronto, uma força-tarefa será montada. Assim que a decoração lúdica de coelhos e ovos for retirada, as equipes já inserem os canteiros floridos, com mudas e outros artigos que remetem ao interior da cidade. 

RS-235: Avenida entre Gramado e Canela terá alterações no trânsito a partir desta quarta-feira

O Horto Municipal Oscar Knorr, vinculado à Secretaria da Agricultura de Gramado, está empenhado na produção de hortaliças. Mais de 11 mil mudas foram produzidas para decorar canteiros, rótulas e a estrutura do evento. Elas serão colocadas ao longo da Avenida Borges de Medeiros para conduzir os visitantes até o Expogramado, onde ocorre a festa. 

Conforme o técnico agrícola do Horto Municipal, Márcio Pottratz, foram cultivados diferentes tipos de alface, almeirão, repolho, beterraba, couve, tomate, milho e temperos. “Misturamos as hortaliças com algumas espécies de flores. O foco é tentar recriar o ambiente que existe no interior”, explica Pottratz.

Quem circula pela Borges, inclusive, já consegue ver os pés de milho em crescimento no canteiro central. Também estão sendo plantadas mudas de diversas espécies nas rótulas.

CHOCOPÁSCOA: Corrida do Coelho tem participação de alunos de escolas públicas de Gramado

O técnico explica que o planejamento começou em dezembro e a execução dos serviços iniciou em janeiro, com a semeadura e, então, o plantio na avenida. “Até o início da festa, o milho vai estar com 81 dias. Os tamanhos não são 100% uniformes. Temos trechos com os pés mais altos e outros com o milho mais baixo, conforme ocorre na lavoura. É possível observar as dificuldades que os agricultores enfrentam”, compara.

Em área total de 1.050m² de estufas, o Horto Municipal produz 1,2 milhões de plantas ao ano, que enfeitam a cidade e deixam os canteiros coloridos durante as quatro estações. Para a Festa da Colônia, são dedicados 450m² exclusivamente para o plantio de hortaliças. “Temos seis pessoas na equipe de produção interna e sete na equipe externa. Procuramos nos planejar para deixar os caminhos sempre floridos”, afirma Pottratz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.