Com Trump de volta, pedidos de visto dos EUA caem no Brasil no início do ano

trump

Donaldson Trump, presidente dos EUA (Divulgação/Library of Congress)

Em meio ao retorno de Donald Trump à Casa Branca e novas medidas polêmicas, a emissão de vistos dos Estados Unidos no Brasil caiu 9,5% no primeiro bimestre de 2025, segundo dados do Departamento de Estado americano compilados pela Viva América.

Ao todo, embaixada e consulados americanos no Brasil concederam 165.762 vistos entre janeiro e fevereiro — número menor que o do mesmo período de 2024, mas ainda acima dos registrados antes da pandemia.

O visto de turismo e negócios (B1/B2) continua sendo o mais procurado pelos brasileiros, com 158.114 autorizações no bimestre — uma queda de 9,8% em relação ao ano passado. Já os vistos de intercâmbio (J-1) somaram 1.193 emissões, leve recuo de 4%.

Em contrapartida, o número de green cards — que garantem residência permanente nos EUA — cresceu. Foram 222 concessões nos dois primeiros meses deste ano, alta de 19,3% em relação a 2024.

Mas um tipo específico de visto despencou: o K-1, conhecido como “visto de noivo(a)”. Foram apenas 74 autorizações, contra 200 no mesmo período do ano passado — queda de 63%. O visto para filhos desses noivos também sofreu retração de 27,3%.

Especialistas ainda evitam cravar que a queda tem relação direta com as novas ações do governo Trump, como endurecimento nas regras migratórias.

*Com informações de O Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.