Contação de histórias marca a abertura da IV Semana do Livro de Canoas

Com duas histórias emocionantes e divertidas sobre amizade e companheirismo, a escritora Léia Cassol animou cerca de 50 crianças na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, junto a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, no Centro. A atividade abre as celebrações da IV Semana do Livro de Canoas que se estende até sexta-feira (25) com uma programação especial.  

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Escritora Léia Cassol contou duas histórias na abertura da IV Semana do Livro de Canoas na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva



Escritora Léia Cassol contou duas histórias na abertura da IV Semana do Livro de Canoas na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva

Foto: Nicole Goulart/Especial

Ao som de “carambola, carambola, não posso esquecer seu nome”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo VI, no Fátima, e do Colégio Estadual Marechal Rondon, no bairro de mesmo nome, acompanharam a história A Tartaruga e a Fruta Amarela. Contando de um jeito divertido que prende a atenção das jovens, a escritora relata as aventuras de vários animais que estão passando fome na floresta e que precisam desfazer o feitiço de uma bruxa. 

Já a segunda história, Era uma vez em… Canoas!, da própria Léia Cassol, traz Tonico e sua amiga garça Alba Um, ambos moradores da Praia do Paquetá. “A garça pegou Tonico pela camisa e levou o menino para uma praça no Niterói para que desenhasse coisas do outro lado da cidade”, diz. Com sua amiga, Tonico também visitou o Parque Eduardo Gomes e a Praça do Avião. 

Este último conto foi o preferido da Rafaela dos Santos, 9 anos, estudante do terceiro ano no Marechal Rondon. “Eu achei bem legal. Me chamou a atenção porque é um coisa legal, eu moro aqui. E é a minha primeira vez na biblioteca, então foi bem divertido. Eu também gostei da Léia”, afirma.

A história da cidade também foi a melhor para o aluno do quinto ano do Paulo VI, Hellyan Garcia Prado, 10, junto com o passeio para a biblioteca. “Adorei. Se pudesse levava todos os livros para casa. Eu adorei mesmo, participei. Mas foram só duas histórias, queria que fosse mais. A segunda foi a minha preferida por causa de Canoas, que é onde fica a minha escola”, frisa. 

Sentimento de pertencimento

A educação patrimonial é uma das áreas de atuação da Léia Cassol. Para a escritora e contadora de histórias de cabelos roxos, o objetivo é despertar o sentimento de pertencimento para que as crianças se sintam parte da cidade. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS!

Uma das histórias contada por Léia traz um personagem que mora da Praia de Paquetá e vai conhecer o outro lado da cidade



Uma das histórias contada por Léia traz um personagem que mora da Praia de Paquetá e vai conhecer o outro lado da cidade

Foto: Nicole Goulart/Especial

“Elas chegaram e vão subir [para o auditório], mas se chega e ninguém fala nada parece que eu vim para qualquer lugar. Então, para gerar pertencimento precisa conhecer”, destaca. E o pertencimento gera cuidado. “Eu vou cuidar como se eu estivesse na minha casa para que os outros possam chegar e também curtir o que tem aqui. Quando tu percebe que é parte do todo, nós conseguimos olhar de um jeito diferente. Aí sim acontece a educação patrimonial”, completa. 

IV Semana do Livro de Canoas 

A contação de histórias abre a programação da IV Semana do Livro de Canoas. As atividades oferecidas até sexta-feira (25) são pensadas para todos os públicos que frequentam a Biblioteca Pública ou que querem conhecer o espaço, como afirma a bibliotecária responsável pelo espaço, Regina Pelissaro. 

“Nós homenageamos o livro já que no dia 23 de abril é do Dia Mundial do Livro. Trazemos as crianças e as famílias para homenagear, celebrar o livro e as histórias em grupo. E para ver as crianças saírem eufóricas, dizendo que vão trazer os pais para conhecer”, brinca, apontando para as crianças que acompanharam as histórias. 

As atividades no município também contemplam a Semana Estadual das Bibliotecas Públicas, organizadas pela Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) junto com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), celebrando os 120 anos de Erico Verissimo.

A programação realizada neste mês também busca celebrar outras datas comemoradas em abril, como o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), Dia da Biblioteca (09/04), e o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). 

Confira a programação

23 de abril

Lançamento do Projeto Livro Livre
Locais: na Biblioteca Pública, órgãos públicos do município localizados no centro.

Contação de histórias com a Prof. Maluquinha e Six
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Horário: 10 horas
Público: Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e público espontâneo

Oficina de marca páginas
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 14 horas
Público: todos os públicos

Encontro especial do Clube de Leitura “Nós, ‘voz’, lemos”
Leitura do conto “As mãos de meu filho”, Erico Verissimo
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 15 horas
Público: todos os públicos

Até dia 25 de abril

Exposição sobre Erico Verissimo “Os livros de Erico: histórias que marcam gerações”
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 9 horas às 17h30

Adicionar aos favoritos o Link permanente.