Fumaça branca ou preta? Saiba quando será o conclave, processo que definirá novo papa

Com a morte do papa Francisco, a Igreja Católica começa a organizar o protocolo que definirá o novo pontífice. Pelas regras da cerimônia, denominada conclave, ela tem de se iniciar entre 15 e 20 dias depois do falecimento do papa. Ou seja: no caso do atual processo, ele deve começar entre os dias 6 e 11 de maio.

Cardeais se reunirão na Capela Sistina  | abc+



Cardeais se reunirão na Capela Sistina

Foto: Divulgação/Vaticano News

Há uma possibilidade, porém, desse prazo ser até mesmo antecipado se todos os cardeais com direito a voto estiverem no Vaticano. Exceções podem ser abrir em casos muito graves, como problemas de saúde. Ao todo, são 252 religiosos com direito a voto. Eles são das mais diferentes nacionalidades, incluindo oito brasileiros.

LEIA MAIS: Vaticano revela primeiras do papa Francisco após a morte

Mas apesar desse numeroso grupo, não são todos que participarão da escolha diretamente. Conforme as regras do conclave, para participar efetivamente do processo, além de ter direito a voto, tem de se ter menos de 80 anos. Com isso, o número de votantes cai para 135 – sete são brasileiros.

A votação

Os cardeais que participarão do pleito não têm um prazo para concluí-lo. Durante o período de votação, eles ficarão fechados no Vaticano, sob o juramento de guardar segredo absoluto sobre todo o processo. A eleição ocorrerá na Capela Sistina e será finalizada quando algum cardeal atingir dois terços dos votos.

Se ninguém atingir esse número, uma nova votação será realizada. Podem ocorrer no máximo quatro eleições por dia, duas pela manhã e duas pela tarde. Uma pausa de 24 horas para orações pode ser convocada se, ao final de três dias, ninguém for definido como novo papa. Outras interrupções podem ocorrer ao final de sete rodadas de votações.

VEJA TAMBÉM: Vaticano divulga data e local do sepultamento do papa Francisco; saiba detalhes

As cores da fumaça

Ao final de cada rodada de votação, todas as cédulas utilizadas no processo são queimadas e a fumaça sai pela chaminé da Capela Sistina. Se ninguém tiver sido escolhido, substâncias químicas são misturadas para que a fumaça apareça com a coloração preta. Se houver um eleito, apenas as cédulas serão queimadas, tornando a fumaça branca.  

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.