Lula recebe Gabriel Boric, presidente do Chile. Acompanhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta terça-feira (22/4), o presidente do Chile, Gabriel Boric, para uma visita de Estado com o objetivo de fortalecer a parceria entre os países.

Acompanhe:

O líder chileno chegou a Brasília na noite dessa segunda-feira (21/4). A visita marca o Dia da Amizade entre as nações, celebrado em 22 de abril, data em que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre Brasil e Chile.


O que está em jogo

  • Lula e Boric vão discutir, entre outras questões, o avanço do projeto do Corredor Rodoviário Bioceânico, rota de integração entre países sul-americanos e o mercado da Ásia-Pacífico.
  • Os chefes de Estado participarão da assinatura de atos de cooperação, um almoço no Palácio Itamaraty e, à noite, do Foro Empresarial Chile-Brasil.
  • De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é o principal destino das exportações chilenas na região, e o Chile é o terceiro maior mercado para os produtos brasileiros.

Na agenda, está prevista a tradicional cerimônia de recepção do presidente chileno, no Palácio do Planalto. Em seguida, haverá uma reunião restrita entre os chefes de Estado, e uma ampliada, com a presença de ministros. Além disso, os líderes farão a assinatura de atos e participarão de um almoço no Palácio Itamaraty.

Um dos principais temas na pauta da visita é o projeto do Corredor Rodoviário Bioceânico. Nesta quarta-feira (23/4), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reunirá empresários e autoridades chilenas para Fórum Empresarial Brasil-Chile.

O evento será destino à discussão do Rotas de Integração Sul-Americana, com foco especial no projeto da Rota Bioceânica de Capricórnio, que liga portos brasileiros de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, aos portos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Chile.

Como mostrou o Metrópoles, as discussões sobre os corredores bioceânicos se intensificaram em meio aos recentes atritos comerciais entre China e Estados Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.