Polícia Civil e Vigilância sanitária apreendem câmaras de bronzeamento artificial em Gramado

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária, realizada na terça-feira (15), combateu o uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado. Mandados de busca foram cumpridos em estabelecimentos de estética e residências do município, que realizavam o procedimento estético, com emissão de radiação ultravioleta (UV), o que é proibido no Brasil desde 2009. Três equipamentos foram encontrados e apreendidos.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Operação conjunta combate uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado



Operação conjunta combate uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado

Foto: PMG/Divulgação

A resolução da Anvisa nº 56/2009 proíbe em todo o território nacional a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta. Já a resolução nº 1.260, de 1º de abril de 2025 legisla sobre a proibição do uso de lâmpadas de alta potência e utilizadas para bronzeamento artificial para fins estético como escurecimento de pele por indução de melanogênese.

Projeto de Programa de Recuperação Fiscal é encaminhado para a Câmara de Canela

Conforme o Ministério da Saúde, estudos apontam que a exposição a este tipo de radiação como fim estético, associado ao uso de outros produtos que aceleram o bronzeamento, podem causar danos à saúde, propiciando o desenvolvimento do câncer de pele, o mais frequente no País, correspondente à 30% dos tumores malignos. 

O câncer de pele melanoma é o tipo mais grave, devido à alta possibilidade de provocar metástase, ou seja, a disseminação para outros órgãos. 

“Acredito que depois dos estudos realizados e do advento das legislações sanitárias vigentes que garantem a veracidade destes dados, o risco da radiação ultravioleta, como a de uma câmara de bronzeamento, não vale o benefício da beleza que se espera com a exposição”, comenta o fiscal sanitarista, Angelo Casara Luciano.

Gramado sediará competição de futsal regional no segundo semestre; saiba como será

O fiscal ainda reforça que outras ações estão sendo organizadas a fim de conter a continuidade deste tipo de prática nas empresas de estética do município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.