Quarta-feira terá chance de frio recorde em SP

são paulo - frio - rovena rosa - agência brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por causa de uma massa de ar polar, boa parte do centro-sul do Brasil amanheceu com temperaturas baixas nesta terça-feira (22). A cidade de São Paulo igualou, hoje, o recorde de frio de 2025 com a mínima registrada de 15,4°C na estação do Mirante de Santana. A temperatura é a mesma registrada no município no dia 6 de abril. A Climatempo informa que há chance para recorde nesta quarta-feira, com mínima prevista de 14°C na capital paulista.

Os termômetros em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná registram temperaturas mínimas abaixo dos 10° C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de São José dos Ausentes (RS) começou a terça-feira com 6,4° C.

Cambará do Sul registrou 6,8°C. A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, obteve 7,9°C na manhã de hoje.

Frio prossegue

A atuação do sistema de alta pressão responsável por carregar a massa de ar polar deve continuar mantendo o tempo firme em praticamente toda a Região Sul, além de impedir a elevação mais significativa das temperaturas ao longo do dia – pode chover com fraca a moderada intensidade e a nebulosidade ainda fica mais presente no litoral do PR.

Região Sudeste, ainda continua sob influência da circulação de ventos mais frescos associados à área de alta pressão que atua no Brasil, o tempo segue mais firme na maior parte dos estados, com chuva fraca ocasional em alguns pontos do litoral e sul de SP, sul do RJ e litoral do ES, em virtude justamente desta entrada de umidade. Temperaturas seguem mais amenas nas capitais.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

Condição ainda de tempo instável no interior da Bahia, colaboram para a umidade no noroeste e norte de Minas Gerais, dia marcado por nebulosidade variável e chance de algumas pancadas mais fortes à tarde.

Na Região Centro-Oeste, o tempo segue firme em boa parte do centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul ainda sob certa influência da circulação de ventos associados ao sistema de alta pressão que atua sobre o Sul e Sudeste do país – chance de pancadas mais concentradas no norte do estado, podendo vir com força e acompanhada por raios e rajadas de vento.

A condição de chuva moderada a forte ainda é alta ao longo da terça entre Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul, mas o ar segue abafado e o calor continua. Entre o estado de Goiás e o Distrito Federal, o tempo segue instável, mas sem condições para chuva forte.

Chuva

Aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a chuva mais expressiva em toda a costa norte do Brasil. Alerta de temporal desde o Amapá até o litoral do Ceará. As capitais, Macapá (AP), Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE) permanecem com risco alto de chuva a qualquer momento.

A circulação de ventos marítimos após o deslocamento da frente fria mantém a chuva sobre o litoral da Bahia e a situação é de perigo para chuva forte e volumosa na região do recôncavo baiano.

Áreas do sertão e agreste seguem com maior predomínio de tempo firme. Combinação de calor e umidade, deixando o tempo instável em mais áreas do Norte do Brasil, com atenção do Acre ao Tocantins para pancadas fortes com raios.

O post Quarta-feira terá chance de frio recorde em SP apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.