Brasil e Japão negociam retomada do fluxo turístico com foco em sustentabilidade e ecoturismo

Captura de Tela 2025 04 23 as 09.20.57 Brasil e Japão negociam retomada do fluxo turístico com foco em sustentabilidade e ecoturismo

Celso Sabino, se encontrou com Hirosama Nakano (Reprodução/Instagram Celso Sabino)

Em passagem por Tóquio, o ministro do Turismo, Celso Sabino, se encontrou nesta segunda-feira (21) com Hirosama Nakano, ministro da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão. A conversa teve como pano de fundo a tentativa de reaquecer a relação bilateral no setor, que ainda caminha distante do potencial entre os dois países.

Na mesa, a proposta de um novo plano de trabalho que deve ser formalizado em maio. A ideia é atualizar e dar tração ao memorando de entendimento assinado ainda em 2012, mas que pouco saiu do papel desde então.

“A reunião com o ministro foi fundamental para estreitarmos laços e avançarmos em ações concretas que irão beneficiar o aumento do fluxo turístico entre os dois países. Tivemos aqui a confirmação de que poderemos avançar em vários campos, incluindo a troca de experiências no campo do turismo sustentável e do ecoturismo”, comentou Sabino.

Apesar de modesto, o número de turistas japoneses no Brasil voltou a crescer. Foram 42 mil em 2023 e 61 mil em 2024, o que coloca o Japão como o 18º maior emissor. Nos três primeiros meses de 2025, 15 mil japoneses desembarcaram no país. A expectativa, segundo Sabino, é ampliar esse fluxo com uma agenda mais ativa entre os governos.

A visita faz parte da série de compromissos de Sabino no Japão, país que aparece cada vez mais como referência na integração entre turismo, transporte e infraestrutura — áreas que, no Brasil, ainda seguem com pouca sinergia entre si.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.