Com fila enorme, Vaticano cogita estender despedida do papa Francisco

O corpo do papa Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, desde o início da manhã desta quarta-feira (23/4). O velório, que é aberto ao público, atraiu um número de fiéis ainda maior do que esperado. Diante do tamanho da fila, que leva várias horas para ser percorrida, o Vaticano considera estender para além da meia-noite o horário do funeral, para que mais fiéis possam se despedir do papa.

“Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de funcionamento da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)”, comunicou a Santa Sé em um comunicado.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou, nessa terça-feira (22/4),  os detalhes das cerimônias religiosas e sociais que acompanham a morte do papa Francisco. Nesta quarta-feira (23/4), o corpo foi levado, por translado, à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no dia 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Traslado para a Basílica de São Pedro

Nesta quarta-feira, às 9h horário local (3h no horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna foi precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o camerlengo conduziu a Liturgia da Palavra, após a qual foi aberto o período de visitação à urna mortuária do papa Francisco.

Exéquias e sepultamento

Neste sábado (26/4), às 10h horário local (5h no horário de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Confira os horários que os fiéis poderão visitar o papa:

  • Quarta-feira: das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília);
  • Quinta-feira: das 7h às Oh (1h às 19h no horário de Brasília);
  • ⁠Sexta-feira: das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasilia).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.