Em apenas quatro meses, Uberlândia já registra 90% das mortes por dengue ocorridas em todo o ano de 2024


Em 2025, 17 pessoas morreram em decorrência das complicações da doença; situação em Uberaba também preocupa. Uberlândia é a cidade com mais mortes por dengue em Minas Gerais.
Prefeitura de Uberlândia/ Divulgação
O Painel de Monitoramento de Casos das Arboviroses em Minas Gerais atualizou para 17 o número de mortes por dengue em Uberlândia no ano de 2025. Outros 14 óbitos seguem em investigação.
A cidade do Triângulo Mineiro também ultrapassou a marca de 9 mil casos confirmados e contabiliza 9.026 casos prováveis da doença. Em todo o estado, são 49.416 casos confirmados e 53 mortes por dengue.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Número de mortes é alto em comparação a 2024
Uberlândia é, atualmente, a cidade mineira com mais óbitos por dengue em 2025. Os 17 casos registrados até abril representam 89% de todas as mortes pela doença em 2024, quando foram contabilizadas 19 vítimas.
Neste ano, 76% dos pacientes que morreram apresentavam comorbidades — sendo as mais comuns a hipertensão, seguida por diabetes e doença renal. Homens representam 58% dos óbitos, e a faixa etária com maior incidência de mortes é a de 50 a 59 anos.
LEIA TAMBÉM:
Dengue: Uberaba decreta situação de emergência devido ao aumento de casos
Uberlândia decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue
Uberlândia tem baixa nas doações de sangue em meio a surto de dengue
Situação em Uberaba também preocupa
De acordo com o painel de monitoramento, Uberaba é a segunda cidade com mais mortes por dengue em Minas neste ano, com 11 vítimas confirmadas até o momento. Em 2024, o município havia registrado 9 óbitos.
O Triângulo Mineiro se consolida como o epicentro do surto de dengue no estado, concentrando 75,4% das mortes registradas até agora.
Entenda, abaixo, o que é a doença, quais os sintomas, como prevenir, vacinas disponíveis e sinais de alerta.
🦟O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.
😷 Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Como saber se você está com dengue e se é grave
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.