IDP e FGV lançam livro em celebração aos 65 anos de Brasília

Em homenagem aos 65 anos de Brasília, a Fundação Getúlio Vargas Arte (FGV Arte) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) lançaram o livro Brasília, a Arte da Democracia. Para celebrar a publicação, autoridades e convidados prestigiaram um coquetel de lançamento da obra no IDP da Asa Norte nessa terça-feira (22/4).

O livro, organizado pelo curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff, é um apanhado da história da capital na arte e na política. Além disso, a obra destaca diversos nomes importantes para a construção e trajetória de Brasília, como Juscelino Kubitscheck, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Zanine Caldas.

O livro, Brasília, A Arte da Democracia

De acordo com Herkenhoff, o livro nasceu organicamente, e foi se expandindo à medida que um artista apresentava outro, “que alguém da crítica me apresentava a outra”, diz o curador. “Brasília é muito interessante, é um lugar onde a crítica de arte é, sobretudo, uma voz feminina.”

IDP e FGV celebram 65 anos de Brasília com o lançamento de livro

O organizador da coletânea destaca ainda que o conteúdo é uma introdução para quem não está familiarizado com a arte de Brasília. “O livro que não é somente para os brasilienses, é para o Brasil e para o mundo”, afirma.

Entre os autores da obra, está o fundador do IDP e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o jurista afirmou que a cidade é um museu vivo e é uma realização lançar o livro no marco de 65 anos da capital.

O Ministro do STF Gilmar Mendes autografa os livros dos convidados

“Brasília, na verdade, não é só o sonho de Dom Bosco, não é o sonho de José Bonifácio, nem apenas o sonho e realização de Juscelino Kubitschek. Ela representa um novo Brasil, um Brasil moderno”, ressalta o ministro Gilmar Mendes.

Diretor da FGV, Sidnei Gonçalvez conta que a ideia do livro partiu do intuito de fazer uma homenagem para a pioneira Vera Brant. “Com a iniciativa do livro, descobrimos que Brasília é uma cidade de arte. Então, nós saímos da abordagem de uma personagem e partimos para uma abordagem que era de patrimônio histórico, de paisagismo e dos grandes artistas que povoam Brasília”, salienta.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também prestigiou a cerimônia de lançamento do livro. De acordo com ele, a publicação é o “fechamento da comemoração dos 65 anos de Brasília”.

“Eu sou o primeiro presidente da OAB e o primeiro governador do Distrito Federal nascido em Brasília. Isso me orgulha”, celebrou ele em discurso.

Veja os highlights do evento:

Confira os cliques de Pedro Iff: 

Guiomar Mendes e o ministro do STF Gilmar Mendes
Diretor da FGV, Sidnei Gonzalez
Paulo Sérgio Niemeyer e Paulo Herkenhoff
Deputado federal Arthur Lira (PP-Alagoas) e o ministro do STF Gilmar Mendes
Senador Ciro Nogueira (PP-PI); procurador-geral da República, Paulo Gonet; e Francisco Mendes
Vice-presidente do STJ, Luis Felipe Salomão
Ex-senador Demóstenes Torres, ministro do STJ Gurgel de Faria e Guiomar Mendes
Roberto Rosas e Renato de Melo Jorge
Geysa Lopes, Ivonice Campos, Paulo Sérgio Niemeyer e Natanry Osório
Anderson Prezia; Marcos Vinícius Coelho; presidente da OAB, Beto Simonetti; e Nicola Choury
Paulo Sérgio Niemeyer, Natanry Osório e Fernando Girão
Paulo Herkenhoff e Sarah Seilert
Nicolas Behr, Fernando Leite, Ana Frade e Renata Azambuja
Marcela Lima, Silvia Finguerut e Blanche Marie Evil
Diretor da FGV, Sidnei Gonzalez; Paulo Herkenhoff; e o ministro do STF Gilmar Mendes
Fernando Leite e Ralf Gehre
Diretor da FGV Sidney Gonzalez e Paulo Sérgio Niemeyer
Marcela Lima, Fernando Leite, Blanche Marie Evil, Silvia Finguerut e Monique Sachaczewski
João Ferreira, José Roberto Bassul e Andrey Schlee

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.