Médicos ameaçam suspender atendimentos em Novo Hamburgo; entenda

Médicos contratados por empresa terceirizada para atuarem nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas de Novo Hamburgo, nos bairros Canudos e Centro, e nas unidades de Saúde dos bairros, alegam que estão com salários atrasados desde fevereiro. Conforme a empresa responsável pela contratação dos médicos, a AML Gestão em Saúde, não está sendo feito o pagamento por parte da Fundação Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), que já foi notificada.

UPA Canudos  | abc+



UPA Canudos

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Caso não ocorra a quitação dos débitos referentes aos dois meses de salários atrasados, o que equivale a quase R$ 200 mil, ameaçam suspender os atendimentos a partir da noite desta quarta-feira (23), incluindo o atendimento com pediatra.

LEIA TAMBÉM: Mudanças no transporte coletivo de Novo Hamburgo são adiadas pela Prefeitura; saiba o motivo

Se isso acontecer, impactariam os  atendimentos com plantonistas emergencistas, com pediatras e psiquiatria. A decisão afetaria os serviços que deverão ocorrer somente com o quadro funcional de médicos contratados pela própria FSNH e concursados. A contratada também diz que pode suspender a execução dos serviços nos casos em que os pagamentos estejam em atraso por período superior a 60 dias, contados da data prevista para o adimplemento da obrigação, sem que isso implique penalidade ou descumprimento contratual, conforme prevê o artigo 137 da Lei nº 14.133/2021.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

O que diz a AML

Conforme nota da empresa responsável pela contratação dos médicos, a expectativa é de que a situação seja regularizada. “Se espera que o fluxo mensal de pagamentos seja mantido em conformidade, considerando que todos os meses novas notas fiscais estarão se aproximando dos prazos-limite. Estamos à disposição e em tratativas para que os pagamentos possam ser realizados ainda nesta semana, evitando quaisquer transtornos ou necessidade de medidas mais severas”.

FSNH se manifesta

Questionada, a Fundação de Saúde deverá fazer o pagamento nos próximos dias seguindo ordem cronológica dos atrasados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.