MINHA CASA, MINHA VIDA: Pessoas em situação de rua vão ganhar imóveis de graça; 1ª leva prevê entregar mil residências

Uma portaria publicada nesta quarta-feira (23) traz detalhes sobre o atendimento de pessoas e famílias em situação de rua para moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

A partir desta semana, o programa irá destinar para esse público 3% das residências localizadas em empreendimentos subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). “O governo federal financiará 100% das habitações”, destaca o Ministério das Cidades.

Imóvel será gratuito, assim como os processos de acompanhamento e reinserção social dos beneficiários | abc+



Imóvel será gratuito, assim como os processos de acompanhamento e reinserção social dos beneficiários

Foto: @rawpixel.com/Freepik

FRAUDE NO INSS: Cobranças não autorizadas em aposentadorias e pensões ocorreram entre 2019 e 2024; entenda esquema que desviou R$ 6,3 bilhões

Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, o imóvel será gratuito, assim como os processos de acompanhamento e reinserção social dos beneficiários.

A expectativa é de que cerca de 1 mil unidades habitacionais sejam destinadas a este público nesta primeira leva.

CLIQUE PARA LER: Entenda como se inscrever na próxima edição do Big Brother Brasil, o BBB 26

Portaria

A portaria está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelos ministérios da Cidades, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome.

A medida vai priorizar 38 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras e cidades com mais de mil pessoas identificadas como “sem moradia” no Cadastro Único para Programas Sociais Federais (CadÚnico).

VIU ISSO? O papa queria até casar: conheça a história da mulher que despertou sentimentos no pontífice

A definição das pessoas e famílias beneficiárias da iniciativa será realizada pelo ente público local, conforme os critérios estabelecidos na portaria e em outros normativos.

“O atendimento previsto nesta portaria tem como objetivo garantir à população em situação de rua ou com trajetória de rua o direito à moradia digna, considerado como meio elementar para oportunizar a superação da situação de vulnerabilidade social extrema em que se encontram”, diz o ato.

Com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.