No Dia Mundial do Livro, Professora Maluquinha completa 25 anos com contação de histórias

Somente uma personagem que saiu diretamente dos livros para ter a data de aniversário perfeita. A Professora Maluquinha está completando 25 anos nesta quarta-feira (23), Dia Mundial do Livro. E foi fazendo o que sabe de melhor: contação de histórias junto com as crianças na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, no Centro. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Professora Maluquinha completa 25 anos durante a IV Semana do Livro de Canoas



Professora Maluquinha completa 25 anos durante a IV Semana do Livro de Canoas

Foto: Nicole Goulart/Especial

Com músicas, balões e bolhas de sabão, o estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Vó Picucha (Harmonia) e Maria Aldina (Fátima) acompanharam a história sobre o macaco, o burro e o embate entre livro e celular. No conto, o burro não conhece o físico e só quer saber de ficar no celular. O seu amigo macaco lhe empresta o livro Outra Vez os Três Porquinhos, de Erico Veríssimo, e se encanta. 

“O burro começou a ler para um novo mundo encontrar. Se você quer conhecer, deixa o livro te contagiar”, conta o Six, parceiro da professora. A proposta é fazer as crianças se interessarem pela literatura assim como o personagem do conto. 

Para a Saori da Silva Fonseca, 5 anos, aluna da Vó Picucha, a história foi divertida. “Eu achei bem legal. O burro estava ficando só no celular e depois foi ler um livro. Eu não sei ler ainda, mas quando eu fizer seis anos vou para escola grande”, conta. 

Toda a magia dos livros que a Saori vai descobrir já é algo presente na vida da professora Luciana Perusso Schefer, da Emei Maria Aldina. “Para mim, a leitura é de suma importância para nós possamos nos constituir enquanto sujeito. Nós aprendemos, nos informamos. Ter acesso aos livros ainda é um privilégio. Mas através da escola conseguimos oportunizar esse acesso. Também com o passeio, podemos mostrar os espaços públicos e que a biblioteca tem acesso gratuito. É um investimento que não tem preço”, ressalta. 

Soprando as velinhas 

Com as crianças cantando parabéns, a professora soprou as velas de 25 anos inúmeras vezes até o fogo apagar de fato. Chris Oliveira, que dá vida a essa personagem tão especial para a cidade, não esconde a emoção.

“Eu estou energizada, abastecida para chegar aos 30 anos. Acho que vai dar para tocar a Maluquinha por mais um tempinho. É que eu não estou só na contação, eu sinto a necessidade de um livro e estou trabalhando para isso. Criança sempre é bom. Posso estar num mau dia, mas quando estou com elas não tem tempo ruim. Eu sou feliz com as crianças”, destaca. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Atividade com as crianças das Emeis Vó Picucha e Maria Aldina foi na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva



Atividade com as crianças das Emeis Vó Picucha e Maria Aldina foi na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva

Foto: Nicole Goulart/Especial

A professora também foi parabenizada pelo secretário de Cultura e Turismo, Pinheiro Neto, e pela secretária de Educação, Beth Colombo. “Professora, tu és um presente não só nas nossas vidas, mas na vida dessas crianças. Quando nos colocamos no lugar delas, olhando para cá, nos remete a nossa infância. Quero te parabenizar pela sua dedicação porque você faz isso de coração”, diz o secretário. 

“Nós estamos na Semana do Livro e a Maluquinha não é só desta semana, ela é de todos dias. Ela faz isso para contar histórias para vocês para que quando chegarem na idade de estar lá se alfabetizando, que vai ser daqui a pouco, vocês vão gostar de pegar um livro de história”, afirma Beth Colombo.

IV Semana do Livro de Canoas

O aniversário e a contação de história é uma das atividades que integram a programação da IV Semana do Livro de Canoas, iniciada na terça-feira (22) e que segue até sexta-feira (25), na biblioteca. Além dos 25 anos da Maluquinha, a semana comemora os 120 anos de Erico Veríssimo. 

“Estamos comemorando a Semana do Livro aqui na nossa cidade. E o livro é muito importante porque conseguimos viajar para vários mundos através dos livros. Nós conseguimos usar a nossa imaginação. Também conseguimos entender que existem muitas possibilidades no mundo. Eu quero parabenizar a Professora Maluquinha porque ela sabe fazer isso como ninguém”, destaca o secretário Pinheiro Neto. 

Ainda nesta quarta-feira (23), o espaço oferece oficina de marca página, às 14 horas, e clube da leitura, às 15 horas. Até sexta-feira, a biblioteca também promove uma exposição sobre a obra do escritor. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.