Refogar alho ou cebola primeiro? Chef explica o que muda no sabor

Na cozinha, detalhes fazem toda a diferença — e um dos mais polêmicos está na ordem de refogar alho e cebola. Você começa por qual? Segundo a chef mineira Izabela Dolabela Simon, a escolha não é apenas questão de costume: influencia diretamente no sabor do prato.

“Como boa mineira que sou, eu gosto de refogar sempre o alho primeiro. Isso gera bastante controvérsia, mas tem um motivo técnico por trás”, conta. Ela explica que o alho, ao ser cortado, solta um óleo essencial responsável por grande parte do seu aroma característico. Quando refogado antes da cebola, esse óleo se libera por completo, acentuando o sabor.

“Muita gente prefere começar pela cebola e, depois, adicionar o alho. Mas quando você faz isso, o alho cozinha na água da cebola e não chega a liberar esse óleo. Já quando começa com o alho, ele doura, perfuma o ambiente e, ao entrar com a cebola logo em seguida, a água que ela solta reidrata o alho e impede que ele queime”, explica.

refogar alho e cebola
Começar o processo pelo alho garante um refogado mais equilibrado, com ambos dourados no ponto certo e um sabor de alho mais presente

A técnica, segundo ela, garante um refogado mais equilibrado, com ambos dourados no ponto certo e um sabor de alho mais presente. “Funciona e fica muito mais saboroso. Gosto da comida com bastante alho, então é uma escolha pessoal também, mas faz diferença sim”, afirma.

Curioso? A chef ainda demonstra o passo a passo dessa técnica em um vídeo em seu perfil no Instagram. Vale testar e tirar a prova na próxima receita. Confira o vídeo clicando aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.