Saiba quais são as marcas que melhor representam o Brasil

Se há algo que define o brasileiro, além da criatividade e resiliência, é o orgulho da identidade nacional. Em um país de dimensões continentais, marcado por uma diversidade cultural riquíssima, cada região possui essência própria, sotaques, costumes e tradições. Mas, em meio a tantas diferenças, será que existe algo que une todos os brasileiros?

Para responder a essa pergunta, a MindMiners conduziu a pesquisa “Brasilidades: quantos Brasis cabem no Brasil?”, com 2.400 pessoas, homens e mulheres, acima dos 18 anos, de todas as regiões do país e das classes ABC. O objetivo era compreender não apenas as particularidades regionais, mas também os elementos que fortalecem o senso de identidade e pertencimento nacional.

O levantamento revelou que 51% dos brasileiros acreditam que há marcas que representam bem o Brasil como um todo. Entre as mais citadas, destacam-se: Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%).

Essas empresas, cada uma segmentada, conseguiram traduzir valores e símbolos que remetem à cultura, ao estilo de vida e à identidade do país, tornando-se referências não apenas no mercado, mas também no imaginário coletivo dos brasileiros.

“A presença dessas marcas no topo do ranking demonstra como elas se conectam emocionalmente com os consumidores, seja por meio de produtos icônicos, pela valorização da brasilidade ou por sua história e impacto social e ambiental.”

Danielle Almeida, CMO da MindMiners

Responsabilidade

Para conquistar a posição de símbolo nacional, uma marca precisa ir além do produto ou serviço que oferece. Ela precisa criar uma conexão profunda com os consumidores, refletir valores culturais, sociais e acompanhar a trajetória do país, tornando-se parte do dia a dia da população.

De acordo com 67% dos respondentes, as marcas deveriam ter mais responsabilidade na sociedade.

Entre as principais iniciativas que esperam dessas empresas, destacam-se:

  • Salários justos e boas condições de trabalho (68%)
  • Sustentabilidade ambiental (67%)
  • Apoio a projetos sociais (57%)
  • Investimento em educação/capacitação da comunidade e funcionários (55%)
  • Incentivo à diversidade e inclusão (49%)
  • Acesso a produtos e serviços essenciais (44%)
  • Posicionamento em questões sociais (42%)

Além disso, algumas empresas já são reconhecidas por impactarem positivamente o Brasil com projetos culturais, sociais e ambientais.

Entre as mais lembradas estão:

  • Natura (14%)
  • Petrobras (6%)
  • Itaú (4%)
  • O Boticário (3%)
  • Banco do Brasil (3%)

No entanto, 21% dos entrevistados não souberam responder e 11% afirmaram que nenhuma marca desempenha esse papel de forma significativa.

“Hoje, mais do que oferecer produtos de qualidade, as marcas precisam demonstrar compromisso com causas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Esse movimento se alinha com uma tendência global de consumo consciente, em que os clientes valorizam cada vez mais empresas que assumem responsabilidade social e contribuem para um futuro mais sustentável”, destaca Danielle.

Marcas mais representativas em cada região?

Quando se trata de representação regional, 40% dos entrevistados acreditam que existe uma marca que representa bem cada região:

  • Norte: 48% dos entrevistados da região acreditam que marcas representam bem a região, com destaque para Natura (10%), O Boticário (2%) e Havaianas (2%).
  • Nordeste: 51% dos entrevistados da região acreditam. Top 3 marcas citadas: Natura (4%), Petrobras (3%) e Vitarella (2%).
  • Centro-Oeste: 45% dos entrevistados da região acreditam. Top 3 marcas citadas: Natura (6%), Coca-Cola (2%) e Riachuelo (2%).
  • Sudeste: 35% dos entrevistados da região acreditam. Top 3 marcas citadas: Natura (4%), Havaianas (2%) e Petrobras (2%).
  • Sul: 41% dos entrevistados da região acreditam. Top marcas citadas: O Boticário (3%) e Natura (2%).

Diante desses dados, a Natura se destaca como a marca mais citada na maioria das regiões. Outro dado relevante da pesquisa aponta que 48% dos brasileiros comprariam mais produtos de marcas que representassem melhor as respectivas regiões e culturas.

Segundo a CMO da MindMiners, ao analisar o impacto das marcas na construção da identidade nacional, percebe-se que aquelas que conseguem se conectar com os valores e aspirações dos brasileiros têm maior aceitação e reconhecimento.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirma Danielle.

O estudo reforça que o Brasil, apesar da pluralidade, compartilha elementos comuns que aproximam a população. Nesse cenário, as marcas que entendem e valorizam essa diversidade, ao mesmo tempo em que promovem um impacto positivo na sociedade, consolidam-se como símbolos autênticos da identidade brasileira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.