Airton Souza e Rodrigo Busato apresentam balanço de ações nos primeiros 100 dias de gestão

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o vice-prefeito, Rodrigo Busato, divulgaram nesta quinta-feira (24) o balanço dos primeiros 100 dias de governo, completados no dia 10 de abril. A cerimônia realizada no Paço Municipal apresentou as principais ações iniciadas e os próximos passos do governo.

Airton Souza apresenta ações adotadas nos primeiros 100 dias de governo



Airton Souza apresenta ações adotadas nos primeiros 100 dias de governo

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

De acordo com Airton, os primeiros meses de gestão foram de organização e planejamento.

“Foi um período de entrosamento. Vamos trabalhar muito para apresentar um resultado para a cidade. Temos tantas coisas para resolver. Reconhecemos que não fizemos praticamente nada do que tem a ser feito. Desde a infraestrutura, que passa pelo assoreamento da rede pluvial, a reconstrução do nosso querido HPSC, melhorias no trânsito, na segurança. A saúde é um problema gravíssimo que temos que achar um caminho. Através do diálogo, vamos achar uma solução. Estamos em tratativas com o governo do Estado”, destacou o prefeito.

Na próxima semana, a enchente que devastou o lado oeste de Canoas completará um ano. As marcas da tragédia ainda são visíveis na cidade. O tema reconstrução foi destaque no balanço de medidas em andamento.

Segundo a administração municipal, a etapa de fechamento definitivo da ruptura dos diques Mathias Velho e Rio Branco foi concluída. Já a recomposição da altura de ambas as estruturas está em fase de projeto. Sobre o dique Niterói, o local está em fase de construção do aterro que servirá de base para a pavimentação da rua que passa por cima do dique e que elevará a estrutura. No dique Mato Grande estão sendo executados os serviços de escavação e aplicação de manta geotêxtil e aterro com argila.

Airton salientou a entrega de 100 moradias para famílias afetadas pela enchente e o início das obras para construção de 400unidadeshabitacionaispelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) da Caixa Econômica Federal. Conforme o prefeito, o contrato para 1,5 mil casas já está assinado, elas integram as 3 mil moradias já autorizadas pelo Ministério das Cidades.

Na área da saúde, as ações destacadas foram os mutirões realizados para exames de mamografias, exames de espirometria, oftalmologia e dermatologia, cateterismo, cirurgias eletivas, consultas em neurologia adulta e infantil e endocrinologia.

Na educação, a redução de 21% da fila da educação infantil e a aquisição de 800 ares-condicionados e 2 mil ventiladores, que serão instalados nas escolas da rede municipal até o fim deste ano, foram enfatizados pela gestão.

Já na segurança o destaque ficou para a parceria público-privada que deu início a demolição e construção nova sede da 1ª Cia da Brigada Militar, no bairro Mathias Velho, e a entrega do prédio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Canoas. 

Sobre os contratos de manutenção e serviços, o prefeito prometeu que serão realizados.

“Recebemos uma Prefeitura sem contrato de coleta de lixo, sem contrato para roçada, varredura e limpeza. Sem contrato para obras, como asfalto e hidrojateamento. Estamos passando com o jurídico uma série ritos para se concluir uma licitação. A boa notícia, é que em torno de 25 dias teremos contrato para obras de tapa-buraco. Hoje, o hidrojateamento é feito em parceria com a Corsan. São quatro caminhões. Mas vamos olhar para frente. Os contratos serão feitos”, afirma Airton.

Ao final, o prefeito lançou uma Consulta Pública de Prioridades. Os cidadãos poderão votar sobre os investimentos que consideram prioritários. Os moradores devem acessar o QR Code disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.