Após operação da PF, INSS vai suspender todos os acordos com entidades

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender todos os acordos de cooperação técnicas firmados com entidades para interromper um esquema que desviou bilhões de aposentados. A decisão ocorre após operação da Polícia Federal (PF) que atingiu o órgão.

A medida foi confirmada em coletiva concedida no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24/4) pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho, e pela diretora de Orçamentos, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano.

Todos os acordos de cooperação técnica vigentes serão suspensos para uma reorganização do sistema, explicou Carvalho. “Essa suspensão vai viabilizar que os recursos que iriam para as associações neste mês de maio já não vão para as associações. Vão ser retidos e, na próxima folha de pagamento, serão restituídos aos aposentados”, disse o ministro.

A devolução do resto dos recursos descontados irregularmente vai ocorrer, ainda segundo o governo, mas o prazo e o plano ainda não foram definidos.

“As grandes responsáveis pelas fraudes são associações. Precisamos aprofundar a investigação e fazer um processo de reorganização para saber quem foi descontado irregularmente e quem não foi”, anunciou Carvalho. O ministro pontuou que não é possível, no momento, dar um número de prejudicados pelo esquema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.