‘Boom’ de escorpiões amarelos preocupa moradores de Esteio; em uma rua, quase 1 mil foram capturados desde dezembro


Apesar de ser mais comum no verão, a presença de escorpiões amarelos na cidade não cessou com a chegada do frio. Números diminuíram, mas os animais começaram a aparecer dentro das casas. Moradores de Esteio têm encontrado alto número de escorpiões amarelos
O número alto de escorpiões-amarelos encontrados em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem preocupado moradores e autoridades locais. Em uma única rua da cidade, mais de 900 animais foram capturados nos últimos cinco meses.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) pode chegar a até 7 cm e apresenta o tronco escuro, com cauda amarela, sendo esta serrilhada no lado dorsal. O animal tem veneno altamente tóxico, capaz de causar a morte da vítima em poucas horas – especialmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades. Entenda mais abaixo.
“Todas as ações, tudo o que é possível, tudo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pelo CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) nós estamos fazendo. De dezembro para cá, quando aconteceu esse ‘boom’, com essas buscas intensificadas, nós pagamos hora extra noturna para os servidores que tenham disponibilidade”, explica Rosane Bordinhão, coordenadora da Vigilância em Saúde de Esteio .
Venenoso e letal: entenda a presença do escorpião amarelo no verão do RS e como prevenir acidentes
Apesar de ser mais comum no verão, a presença de escorpiões amarelos na cidade não cessou com a chegada do frio. Os números diminuíram, mas os animais começaram a aparecer dentro das casas, o que não era comum. Os moradores pedem que as ações da prefeitura sejam mais frequentes. (Saiba, no final do texto, o que fazer caso encontre um escorpião amarelo.)
“Sábado retrasado, para nossa surpresa, encontramos seis escorpiões dentro da nossa casa. A gente tem uma criança que mora aqui, então a gente está muito assustado, muito preocupado”, desabafa a pedagoga Lisandra Scheffer.
Com a presença dos animais na cidade, moradores têm investido em armadilhas e lanternas de luz negra, que ajudam a identificar escorpiões com mais facilidade. Caso sejam atacados, a prefeitura recomenda aos moradores de Esteio procurem imediatamente o Hospital São Camilo para aplicação do soro antiescorpiônico.
“Encontrei no pé da minha cama um filhote de escorpião. No quarto da minha filha, tinha dois escorpiões presos nas armadilhas. Na parte de baixo da casa, a gente encontrou um filhote vivo na parede. Isso é muito assustador. A gente fica muito preocupado, porque é a vida da gente, é a vida da minha filha que está em risco”, diz Leandro Scheffer, designer gráfico.
Escorpião amarelo capturado em Esteio
Reprodução/RBS TV
Curiosidades sobre o escorpião amarelo
O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso da América do Sul, sendo causador de acidentes graves. A picada é dolorosa, provoca dor intensa no local afetado, e o veneno se dispersa por todo o corpo.
De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o corpo dos escorpiões é semelhante ao das aranhas, com uma única diferença: o abdómen é dividido em duas partes, pré-abdómen e pós-abdómen. No pós-abdómen, encontra-se a glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão.
Além disso, a biologia dos escorpiões amarelos tem uma peculiaridade: não existem machos entre a espécie.
As fêmeas vivem em média quatro anos e se reproduzem pelo processo chamado partenogênese. A reprodução ocorre, em média, duas vezes por ano, dando origem a 20 filhotes por vez, chegando a 160 filhotes durante a vida.
Escorpião amarelo encontrado no Centro de Porto Alegre
Pedro Piegas – PMPA/Divulgação
⚠️ O que fazer se encontrar um escorpião?
O biólogo Fabiano Soares explica que o escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de causar a morte da vítima em poucas horas – especialmente em pessoas com sistema imunológico mais sensível, como crianças, idosos ou pessoas com comorbidades. A picada é dolorosa, provoca dor intensa no local afetado, e o veneno se dispersa por todo o corpo. Veja como evitar.
🧹 Limpeza é fundamental
Observe se o local próximo à residência e dentro dela apresenta condições de saneamento básico, se há instalação de redes em ralos e se há limpeza adequada nas áreas externas.
🙅‍♀️ Não interaja ou toque com as mãos
Caso você encontre um escorpião amarelo, não interaja, pois, ele é um animal nocivo à saúde.
Evite tocá-lo com as mãos ou pisar sobre ele, já que em sua cauda há um ferrão contendo veneno.
🚨 Não jogue veneno
Mesmo que você tenha inseticidas à mão, não use! Ao jogar veneno comum sobre o escorpião, ele fica estressado quimicamente. Por possuir um esqueleto externo bastante duro, o veneno de mercado não será eficiente.
🆘 Chame um profissional
A fim de evitar acidentes, a recomendação é acionar um profissional da Secretaria de Saúde ou da Vigilância Sanitária, pois são pessoas capacitadas para lidar com a presença e captura desses animais.
O contato pode ser feito pelo serviço 156 (telefone ou APP 156+POA) ou via endereço eletrônico. É importante informar o local exato da ocorrência e se houve contato direto com o bicho.
🚑 Caso haja interação ou picada
Diante da suspeita ou confirmação de acidente com escorpião, a recomendação é levar a vítima imediatamente ao Hospital de Pronto Socorro, pois, em Porto Alegre, é um dos poucos locais com soro antiescorpiônico, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
🚩 Cuidados gerais
Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;
Mantenha camas e berços afastados da parede;
Evite que lençóis toquem no chão;
Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo;
Em comércios, verifique bem o local antes de retirar um produto nas prateleiras mais baixas e em gôndolas de supermercados.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.