Chuva de 100 mm em apenas 24h pode trazer caos a região com 20 milhões de pessoas

chuva forte, tempestade, raios
Foto: Pixabay

Entre a tarde e a noite desta quinta-feira (24) e o decorrer da sexta (25), chuvas fortes com ventania devem atingir grandes áreas do estado de São Paulo, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Região Metropolitana, incluindo a capital, prometem ser as áreas mais atingidas. Mais de 20 milhões de pessoas vivem nessas regiões, conforme o último Censo.

O órgão indica que as precipitações podem chegar a 100 mm em apenas 24 horas, acompanhadas de rajadas de vento que, pontualmente, podem superar os 80 km/h, além de uma pequena chance de queda de granizo. Tais condições são propícias para enchentes, deslizamentos, quedas de árvores e de energia elétrica.

Segundo o Instituto, a tempestade no território paulista é causada por um sistema de baixa pressão, calor e alto teor de umidade presentes sobre o continente.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

Essa mesma condição de chuvas intensas abrange áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que já registraram temporais com volumes significativos desde quarta-feira (23).

A cidade sul-matogrossense de Coxim, por exemplo, registrou até as 8h desta quinta 46,8 mm de chuva, conforme medição da estação do Inmet no município.

Chuva pelo país

No decorrer de quinta e sexta, as chuvas podem atingir áreas do Triângulo e do centro-sul de Minas Gerais, além de regiões do Rio de Janeiro, avalia o Inmet.

No Paraná, as áreas mais afetadas poderão ser o norte, o noroeste e o sudoeste do estado, com destaque para os municípios de Londrina, Campo Mourão e Ponta Grossa.

As regiões Norte, Centro-Oeste e partes do Nordeste, Sudeste e Sul também têm previsão de chuva, mas com grau de severidade menor, com volumes que não devem ultrapassar 50 mm.

O post Chuva de 100 mm em apenas 24h pode trazer caos a região com 20 milhões de pessoas apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.