Defensoria recomenda afastamento de seguranças de shopping por racismo

São Paulo — A Defensoria Pública de São Paulo recomendou nesta quinta-feira (24/4) o afastamento da equipe de segurança do Shopping Pátio Higienópolis, acusada de racismo contra dois adolescentes negros no último dia 16. Na quarta (23/4), dezenas de pessoas realizaram um protesto no local.

No dia 16, dois adolescentes negros foram abordados por seguranças do estabelecimento, sob a alegação de estarem importunando uma jovem branca, amiga deles. Familiares registraram um boletim de ocorrência e a Comissão Antirracista de Famílias e Responsáveis do Colégio Equipe, onde os jovens estudam, manifestou repúdio e indignação contra a abordagem.

O Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Racial e da Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais e o Núcleo Núcleo Especializado da Infância e Juventude recomendaram o “imediato afastamento de toda sua equipe de segurança, com substituição em até 30 dias”. “A medida foi tomada em razão do recente episódio de discriminação racial ocorridos no estabelecimento, em reincidência de fatos ocorridos em 2022, que atingiram jovens negros”, diz a nota da Defensoria.

A Defensoria destacou a reincidência, já que outros casos de discriminação racial ocorreram no Pátio Higienópolis. Uma ação judicial foi ajuizada ainda em 2019 e ocorreram diversas tratativas entre a administração do shopping, movimentos sociais e a Defensoria. “Apesar da realização de um curso de formação em direitos humanos para os funcionários da segurança do Shopping naquele ano, novos casos de racismo foram registrados, demonstrando a ineficácia das medidas adotadas”, diz, em nota.

A Defensoria também recomendou a realização de um evento público no shopping, em até 30 dias, para debater os direitos de crianças e adolescentes e o racismo no Brasil. “A Defensoria também recomendou a reparação imediata dos danos materiais e morais sofridos pelas vítimas dos episódios de racismo”, diz, em nota.

Os defensores aguardam resposta do shopping em até 48 horas com detalhamento das medidas que serão adotadas a partir da recomendação.

O que disse o shopping

Por meio de nota, o shopping lamentou o ocorrido e afirmou que está em contato com a família. “O comportamento adotado não reflete os valores do shopping e o tema está sendo tratado com máxima seriedade”, diz o texto.

O estabelecimento afirmou também que possui frequente grade de treinamentos e letramento, “que será ainda mais reforçada para reiterar nosso compromisso inegociável com a construção de um espaço verdadeiramente seguro e acolhedor para todas as pessoas”.

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