Entidades de Novo Hamburgo e FIEPS defendem ampliação da educação física nas escolas públicas

Um encontro na prefeitura de Novo Hamburgo na manhã desta quinta-feira (24), reuniu a Federação Internacional de Educação Física (FIEPS) e entidades locais para discutir a ampliação da carga horária da disciplina nas escolas públicas. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Finck, o Delegado da FIEPS-RS, Everton Deiques, além de representantes de projetos como a Apae, a Leme (Associação dos Lesados Medulares do RS), a Somos Um Só, o Motora Team e o Criança Cidadã.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Encontro discutiu a ampliação da disciplina de educação física nas escolas | abc+



Encontro discutiu a ampliação da disciplina de educação física nas escolas

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Deiques reforçou a campanha pela obrigatoriedade de três aulas semanais de educação física no ensino básico, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo e o primeiro das Américas. Em 2019, foram vendidas 56,6 milhões de caixas de antidepressivo no país. Isso mostra um problema de saúde mental que pode estar ligado também à falta de atividade física”, destacou.

O representante da FIEPS também apresentou dados que apontam que alunos que não têm aulas regulares de educação física podem perder até 40% da capacidade intelectual, com impacto direto na criatividade, no raciocínio e na interação social. A Federação atua de forma voluntária em 152 países e, no Rio Grande do Sul, já visitou os 497 municípios em busca de apoio à proposta.

A iniciativa foi concluída em 2022, mas segue ativa com visitas de retorno em cidades em que a lei não foi aprovada, como é o caso de Novo Hamburgo. “Novo Hamburgo ainda não aprovou a lei das três aulas de educação física por semana. Sabemos que o prefeito Gustavo Finck entende a importância dessa medida, já que ele acompanhou essa discussão anteriormente como vereador”, ressaltou Deiques, ao reforçar o pedido de apoio à proposta.

Também foram apresentadas iniciativas da FIEPS com reconhecimento internacional, incluindo projetos de lei e diretrizes da OMS voltadas à promoção da qualidade de vida. A conversa também ressaltou a importância da atuação conjunta entre o poder público, instituições de ensino, organizações esportivas e entidades.

Voluntariado

O encontro foi articulado pelo professor e empresário Emerson Motora, idealizador do projeto Criança Cidadã, no bairro Canudos. “Mesmo com limitações financeiras, temos profissionais dispostos a trabalhar de forma voluntária e comunitária. O esporte é uma ferramenta de transformação, de saúde, de educação e de segurança pública. Quando a criança está inserida no esporte, ela adoece menos, tira melhores notas e está menos exposta à violência”, afirmou.

A conversa resultou no compromisso de avaliar a implementação de futuras ações no Município, envolvendo diferentes secretarias e lideranças locais. “Temos o compromisso de incentivar o esporte e a inclusão, e fortalecer essa parceria contribui diretamente para nosso desenvolvimento social e educacional”, afirmou o prefeito Gustavo Finck.

A FIEPS pretende retornar ao município para reconhecer a gestão, caso a lei seja aprovada, ou para seguir o diálogo com novas ações de conscientização. O objetivo é sensibilizar o poder público para o papel da educação física na formação das novas gerações.

Participaram do encontro o presidente do Legislativo hamburguense, Cristiano Coller, o vereador Giovani Caju, representantes das secretarias municipais de Educação (SMED), de Esportes e Lazer (SMEL), da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), do Colégio Marista Pio XII, da União Jovem do Rincão (UJR), e atletas de diferentes modalidades esportivas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.