“Estamos presentes nos grandes eventos”: Guanabara destaca importância do protagonismo rodoviário

Rodrigo Mont Alverne da Guanabara 2 e1745511790497 "Estamos presentes nos grandes eventos": Guanabara destaca importância do protagonismo rodoviário

Rodrigo Mont’Alverne, diretor de Marketing da Guanabara (Ana Azevedo/M&E)

BELO HORIZONTE – Democrático, acessível, confortável e protagonista. Essas são as palavras que definem o papel do transporte rodoviário na visão de Rodrigo Mont’alverne, diretor de Marketing do Grupo Guanabara, que participa do Minas Travel Market (MTM) em Belo Horizonte, destacando a presença cada vez mais estratégica da empresa nos grandes eventos turísticos do país.

“Estamos presentes nos grandes eventos”, afirmou Mont’alverne, sintetizando o esforço contínuo da Guanabara em se posicionar não apenas como uma empresa de transporte, mas como um agente essencial para o desenvolvimento do turismo nacional. O grupo, que atua em todas as cinco regiões do Brasil, vê no mercado mineiro uma relevância histórica e estratégica, especialmente por meio da Viação Útil, marca tradicional nascida em Minas Gerais e hoje integrada ao ecossistema Guanabara Nacional.

A atuação da Guanabara em eventos do setor começou em 2017, no Festival de Turismo de João Pessoa, e desde então a empresa tem mantido presença firme em feiras como a Abav e a BTM. Para Mont’alverne, essa aproximação com o trade turístico é vital. “É onde surgem parcerias, onde mostramos que o transporte rodoviário mudou e ganhou protagonismo”, afirmou.

Esse protagonismo ficou ainda mais evidente no pós-pandemia. Segundo ele, o setor rodoviário foi um dos primeiros a se recuperar, impulsionado por fatores como a alta nos preços das passagens aéreas e a flexibilidade do transporte terrestre. Antecipando essa tendência, a Guanabara investiu fortemente na qualificação dos seus serviços, com a ampliação de frota e novos produtos como o leito total, leito cama e o leito expresso, este último voltado para viagens sem paradas intermediárias, atendendo à demanda crescente por mais conforto e agilidade.

A empresa também vem se destacando pelo investimento em infraestrutura e tecnologia. Implantou salas VIP em diversas cidades, lançou agências-conceito em rodoviárias com atendimento personalizado e ambientes climatizados, além de um aplicativo robusto e em constante evolução, que permite acompanhar o trajeto em tempo real, comparar tarifas e resgatar pontos do programa de fidelidade Viva Fidelidade, o maior do setor, segundo o executivo.

Além de melhorias operacionais, a Guanabara também aposta no relacionamento com o público por meio do marketing. A marca esteve presente no São João de Campina Grande, no Carnaval do Rio de Janeiro com a Unidos da Tijuca, e tem promovido rotas inovadoras como a Rota das Emoções, que conecta os Lençóis Maranhenses ao litoral do Ceará e ao Delta do Parnaíba, tornando experiências antes inacessíveis por alto custo aéreo mais viáveis via rodoviária.

“Não adianta ter hotéis e resorts nos grandes rincões do Brasil se você só chega de ônibus”, provocou Mont’alverne. “O ônibus é o transporte que conecta e democratiza o turismo”, completou.

Durante entrevista ao M&E, o executivo destacou ainda que novas parcerias estão a caminho, incluindo uma aliança estratégica com uma grande rede no Nordeste, que será anunciada em breve.

Para Minas Gerais, a presença robusta da empresa se reflete nas rotas tradicionais operadas pela Útil, como Belo Horizonte–Rio de Janeiro, Juiz de Fora–Rio e conexões com cidades históricas como Ouro Preto e Barbacena. “Nada mais justo do que estarmos presentes nesse evento em Minas, onde temos raízes profundas e uma operação tão relevante”, finalizou.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.