Garimpos que causaram prejuízo de R$ 800 mi são fechados pela PF

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (24/4) desarticulou garimpos ilegais de ouro que atuavam na região rural do município de Rio Maria (PA). Segundos as investigações, o prejuízo, somando impactos socioambientais e o valor estimado do minério retirado, pode chegar a R$ 800 milhões.

A extensão da área degradada pela atividade minerária ilegal corresponde a aproximadamente 240 campos de futebol. As investigações apontam que, nesse local, podem ter sido extraídos de forma clandestina cerca de 440 kg de ouro.

Durante a operação Alquimia, foram apreendidas 12 retroescavadeiras utilizadas na lavra irregular, 2 kg de mercúrio e duas caminhonetes.

Ao longo da investigação policial, foram constatados dois pontos de garimpos ativos na extração de ouro, ambos próximos à Rodovia BR 155, entre os municípios de Rio Maria e Xinguara, no sul do Pará.

3 imagens

1 de 3

PF/Divulgação

2 de 3

PF/Divulgação

3 de 3

PF/Divulgação

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na exploração das áreas bem como os compradores do minério extraído ilegalmente.

A operação recebeu o nome de Alquimia porque as investigações tiveram início para apurar um garimpo de cobre, e evoluiu para a descoberta de grande área degradada por garimpos de ouro. Os alquimistas acreditavam que era possível transformar metais comuns, como o cobre, em ouro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.