Hotelaria paulista registra crescimento em março, aponta pesquisa da Abih-SP

female receptionist elegant suit work hours 1 Hotelaria paulista registra crescimento em março, aponta pesquisa da Abih-SP

A taxa de ocupação (TO) subiu 8,31% em relação a fevereiro, alcançando 60,64% (Freepik)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (Abih-SP) divulgou a 57ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria, referente a março de 2025, com resultados que apontam melhora nos principais indicadores do setor. A taxa de ocupação (TO) subiu 8,31% em relação a fevereiro, alcançando 60,64%. A diária média (DM) cresceu 2,83%, chegando a R$ 501,03, enquanto o RevPar teve alta de 11,37%, com valor de R$ 303,82.

A retomada foi puxada por destinos de lazer como Litoral Norte, Circuito das Águas e Vale do Rio Grande, favorecidos pelo Carnaval em março. No segmento corporativo, a Capital Paulista, sua área expandida e demais polos voltaram a apresentar bons resultados.

A expectativa é de continuidade no crescimento com o início da sazonalidade corporativa e a chegada do feriado prolongado da Semana Santa com Tiradentes, que promete impulsionar também os destinos de lazer.

Entre os dados levantados, destaca-se também a evolução na oferta de unidades habitacionais adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, que aumentou 23,6% em relação à primeira sondagem realizada em 2024.

A amostragem da pesquisa contou com 13 das 15 Regiões Turísticas (MRTs) do estado. Planalto Paulista e Noroeste Paulista não participaram novamente, o que pode levar a uma futura reavaliação da amostragem. Ao todo, 3.224 propriedades foram consideradas, representando 90,93% do total de unidades habitacionais (Uhs) dos municípios participantes.

Sobre os perfis dos hotéis, 50% se identificam como econômicos, 38,78% midscale e 11,22% upscale. Em relação ao foco de atuação, 54,08% têm perfil corporativo, 32,65% atendem ambos os segmentos e 13,27% são voltados ao lazer.

Além dos indicadores de desempenho, a pesquisa revelou que as principais dificuldades enfrentadas pelos hotéis estão nas áreas de manutenção, governança, alimentos e bebidas, compras e tecnologia. ESG também voltou a aparecer como uma das prioridades de atenção para a gestão hoteleira.

A Abih-SP reforça a importância da participação dos associados para garantir a representatividade e a precisão dos dados. A iniciativa é coordenada por Roberto Gracioso, com coleta e tratamento dos dados sob responsabilidade de Gláucia Sangiovanni. A entidade é presidida por Marcos Vilasboas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.