Mais de 70% dos gaúchos devem comprar presente para o Dia das Mães; veja preferências

As compras do Dia das Mães ficaram em segundo plano em 2024, afinal o mês de maio foi marcado pela maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. Neste ano as coisas devem ser diferentes. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta quinta-feira (24), 71,4% dos gaúchos  devem comprar presente em comemoração à data.

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Foto: Ramiro Sanchez

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A pesquisa também aponta uma intenção de gastos superior ao verificado em 2024. Entre os entrevistados, 39% afirmaram que pretendem gastar mais ou muito mais do que no ano passado, 49,9% pretendem gastar o mesmo e 11,20% devem gastar menos. Com percentual maior dos que pretendem gastar mais em relação aos que pretendem gastar menos, o indicador que consolida essas respostas ficou em 116,8 pontos – o que indica uma intenção de gastos, em média, maior que na compra do ano anterior.

“Em 2024 não aconteceu Dia das Mães no Rio Grande do Sul. As enchentes afetaram severamente uma parte muito grande das famílias gaúchas e quem não foi afetado diretamente estava em estado de consternação. Muito provavelmente essa adesão superior à média histórica da pesquisa remete também a uma tentativa de recompensar 2024″, avalia Luiz Carlo Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

Média de gastos

O gasto pessoal médio deverá ser de R$ 220,79. Os homens deverão gastar uma média de R$ 261,32, enquanto as mulheres gastarão R$ 186,67. O presente, em média, custará R$ 184,36 – valor médio que corresponde a R$ 296,92 para presentes compartilhados e a R$ 164,84 para os presentes individuais.

O tipo de presente mais citado foi vestuário (40,5%), seguido por perfumes e cosméticos (26%) e eletroeletrônicos/eletrodomésticos (10,1%). As lojas do Centro das cidades são as preferidas (54%), seguidas por shoppings centers (26,5%). Entre os entrevistados, 30,5% pretendem comprar na mesma loja onde foi adquirido o presente do ano passado. O maior movimento esperado é mais próximo da data: 79,7% devem buscar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência.

“A pesquisa mostra que cerca de 30% dos consumidores volta no ano seguinte para comprar de novo na mesma loja. Então precisamos entender que propiciar uma boa experiência de consumo para nossos clientes pode estar sendo a formação de uma relação de consumo longeva em que todas as partes ganham. E se sabemos que a grande maioria dos consumidores compra o presente do Dia das Mães na semana que antecede a data, precisamos ter estoque e pessoas bem treinadas esperando por esses clientes”, afirma Bohn.

Local e forma de pagamento

Quando questionados sobre os fatores determinantes para decisão de onde comprar o presente, preço/ofertas é o fator mais mencionado (49,1%), com qualidade dos produtos em segundo lugar (39,5%). A forma de pagamento mais citada foi pix (25,2%), cartão de crédito parcelado (24,2%) e cartão de débito (20,5%).

Além da compra de presentes, os encontros também são uma marca da data. A pesquisa apurou que 70,1 % das pessoas que comprarão presente também pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 80,7% planejam almoço ou jantar especial em casa e 13,7% almoço ou jantar fora.

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