Prometida para 2024, obra na RS-373 só deve ficar pronta no final de 2025

Prometida inicialmente para ser concluída até o fim de 2024, a obra de pavimentação da ERS-373, entre Santa Maria do Herval e Gramado, agora tem previsão de entrega apenas para o final de 2025. O novo prazo foi reafirmado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que justifica o atraso com a necessidade de contenções em três pontos afetados por deslizamentos durante as fortes chuvas de 2024, além de ajustes em intersecções com vias municipais.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Cerca de 300 metros ainda são de estrada de chão na RS-373 | abc+



Cerca de 300 metros ainda são de estrada de chão na RS-373

Foto: Dário Gonçalves/Arquivo GES-Especial

A mudança no cronograma foi debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa no início de abril. O asfaltamento do trecho, que inclui 10 quilômetros que era de estrada de chão e outros sete de recapeamento, começou em 2022 e desde então enfrenta seguidos entraves.

Segundo o prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti, a parte mais crítica da obra, correspondente ao trecho sem asfalto, está quase finalizada, restando apenas cerca de 300 metros, onde está sendo construída uma rótula. Este é, contudo, o mesmo trecho que já esperava a conclusão e que deveria ter sido finalizado no ano passado.

“Tá devagar? Tá. Mas como a gente está na expectativa de promessas de asfalto nesse trajeto há quatro décadas, pelo menos agora está saindo do papel”, afirma o prefeito. Ele acrescenta que, após essa etapa, a obra deve avançar sobre dois quilômetros de recapeamento no município de Gramado, onde já foi iniciada a drenagem, e os outros cinco quilômetros dentro de Santa Maria do Herval.

Desenvolvimento turístico

Capeletti lembra que participa de reuniões e cobranças sobre o tema há mais de 20 anos e destaca que, mesmo sem estar totalmente finalizada, a nova rodovia já está sendo utilizada. “O fluxo para quem vai para Gramado e Canela mais que dobrou. Quem vem do Vale dos Sinos para a Serra economiza quase 30 quilômetros”, diz.

Pavimentação vai auxiliar motoristas no trajeto até Gramado | abc+



Pavimentação vai auxiliar motoristas no trajeto até Gramado

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O impacto na mobilidade é apenas uma das transformações esperadas com a conclusão da obra. Capeletti aponta que o trajeto precário afastava investimentos e dificultava o crescimento do município. “Por sermos vizinhos de uma cidade turística, uma das mais visitadas do país, e termos muitas belezas naturais a serem exploradas, o problema era essa estrada de chão. Havia muita resistência dos investidores em apostar aqui por causa da estrada de chão. Mas agora, já temos uma procura grande, e a conclusão desse asfalto é o que a gente mais sonha para o desenvolvimento do nosso querido ‘Teewald’”, acrescenta.

O engenheiro do Daer, Rodrigo Rodrigues, confirmou que o foco atual está nos trechos ainda não pavimentados e que o recapeamento de 2,5 quilômetros em Gramado também deve ser finalizado em breve. A via contará com passeio público, previsto para ser entregue até o final deste ano.

Além da RS-373, uma segunda rota entre os dois municípios também pode ganhar asfalto em breve. A chamada Estrada da Pedreira está em fase de desapropriação, e o Daer projeta lançar o edital da obra — de aproximadamente dois quilômetros — até novembro. O recurso de R$ 9,6 milhões para a pavimentação foi garantido pela bancada federal gaúcha ainda em 2021.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.