Aumento pela procura por atrações noturnas aumenta no Brasil

Screenshot 20250424 151118 WhatsApp2 Aumento pela procura por atrações noturnas aumenta no Brasil

Turismo noturno dá outra vida no urbano (golero/iStock)

Festas típicas, feriados e férias escolares impulsionam o turismo no Brasil. No entanto, uma das modalidades de turismo que mais cresceram foi a do turismo noturno. Segundo o Ministério do Turismo, o ano de 2025 deve movimentar cerca de R$ 148,3 bilhões, o que representa um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

O turismo noturno é uma modalidade de turismo, muito em alta recentemente, na qual as pessoas procuram vivenciar experiências que apenas o período da noite pode proporcionar.

O turismo noturno pode ser dividido em duas categorias diferentes, o turismo noturno urbano e o turismo noturno ecológico.

Turismo ecológico é voltado para a apreciação da natureza noturna, como safáris noturnos para ver os animais da região em seus períodos mais ativos. Outra forma de turismo noturno muito em alta é a observação espacial, os turistas se reúnem em locais propícios para fazer observação de estrelas, registrar chuvas de meteoros, eclipses lunares, entre outros fenômenos astronômicos.

Já o turismo urbano tem como objetivo explorar a vida noturna das cidades, como festas típicas, baladas, shows, restaurantes, bares, eventos de automobilismo de rua, feiras noturnas, roteiros para ciclismo noturno em grupos etc.

O uso de IA tem ajudado muito no turismo 

Uma das dificuldades em planejar um roteiro turístico noturno é saber exatamente o que procurar e onde visitar durante sua estadia. Para isso muitos turistas acabam recorrendo às ferramentas de IA para auxiliar nesse momento de indecisão.

Algumas ferramentas, como a IA Gemini, disponíveis para IoS e Android, possuem recursos projetados especialmente para montagem de roteiros turísticos.

Essa IA pode responder a perguntas simples como “Quais lugares para ir à noite em São Paulo?” e montar roteiros dedicados para quem busca restaurantes, bares ou baladas. Além disso, essa própria IA é capaz de correlacionar o roteiro escolhido com o Google Maps e montar um itinerário de deslocamento mais eficiente para aproveitar as atrações.

Um último recurso é sua capacidade de analisar screenshots que o usuário captura em pesquisas sobre determinado lugar e recomendar roteiros que englobam os locais pesquisados recentemente.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.