Câmara de Novo Hamburgo avalia mudar horário de uma das sessões semanais; projeto é polêmico

A Câmara Municipal de Novo Hamburgo começa a discutir mudanças no regimento interno da Casa que poderão repercutir inclusive no horário de uma das duas sessões semanais, normalmente a que recebe maior participação da comunidade.

CLIQUE AQUI e veja mais notícias sobre a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Mudança no regimento da Câmara enfrenta resistência por possível redução da participação popular, alertam parlamentares | abc+



Mudança no regimento da Câmara enfrenta resistência por possível redução da participação popular, alertam parlamentares

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A proposta é liderada pelo presidente Cristiano Coller (PP) e tem o apoio de mais nove vereadores. O projeto de resolução 1/2025 poderá ser votado já na sessão da próxima segunda-feira (28).

O ponto mais polêmico é mesmo a mudança definitiva do horário da sessão ordinária das segundas-feiras, que historicamente tem início às 18 horas justamente para facilitar o acesso do cidadão que trabalha em horário comercial.

  • Faça parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp; clique aqui

A ideia é trazer a sessão das segundas para as 14 horas, mesmo horário da sessão ordinária das quartas-feiras. Justamente por conta do horário, a sessão das segundas é tradicionalmente a que registra maior público no Legislativo.

Outra alteração prevista é na rotina da reunião dos líderes de bancada com a presidência da Câmara. Atualmente esse encontro ocorre às 17h30 das segundas-feiras e a proposta é antecipá-lo para as 13h30 do mesmo dia. É nessa reunião que as lideranças decidem, entre outros, a ordem do dia na sessão.

Projeto é polêmico e há resistências

Dos 14 vereadores de Novo Hamburgo, dez já manifestaram apoio ao projeto. Os outros quatro discordam da mudança no horário da sessão das segundas-feiras. O entendimento é que a antecipação vai restringir o acesso da população ao Legislativo.

O vereador Enio Brizola (PT) é contra a mudança. “Votarei contra o projeto que altera as sessões ordinárias da Câmara para o período da tarde. Devido ao horário comercial, entendemos que esta mudança dificulta a participação popular na Câmara”, afirmou.

  • Considere assinar o ABCmais; clique aqui

“Defendemos a manutenção de pelo menos uma sessão noturna semanal, garantindo que os trabalhadores consigam acompanhar os projetos em tramitação, já que as votações passam por dois turnos. Nosso mandato segue o compromisso com a realidade das pessoas que dependem dos serviços públicos e das políticas aprovadas nesta Casa”, acrescentou.

Mudança é para “otimizar o funcionamento da Casa”

Na justificativa do projeto, os autores defendem que as mudanças viriam para otimizam o funcionamento administrativo da Câmara.

“Com a sessão no período da tarde, haverá maior presença de servidores da Casa durante o expediente, o que permitirá um atendimento mais ágil e eficiente na parte administrativa e de secretaria”, argumenta a proposta.

Outro motivo usado pelos defensores da mudança no horário da sessão das segundas-feiras é a redução de custos do Legislativo. Sobre a participação da comunidade, dizem que “será mantida por meio da transmissão ao vivo das sessões nos canais digitais da TV Câmara NH e no canal 16 da Net/Claro”. No canal da Câmara no YouTube, os vídeos das sessões têm, em média, 500 visualizações cada.

Veja quem apoia a mudança de horário da sessão das segundas-feiras

  • Cristiano Coller (PP), presidente
  • Deza Guerreiro (PP)
  • Eliton Ávila (Podemos)
  • Felipe Kuhn Braun (PSDB)
  • Giovani Caju (PP)
  • Ico Heming (Podemos)
  • Ito Luciano (Podemos)
  • Juliano Souto (PL)
  • Nor Boeno (MDB)
  • Ricardo Ica Ritter (MDB)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.