Campanha de adoção leva cães resgatados da enchente para São Paulo

“Não está tudo bem. Esses animais precisam de uma família.” Foi com este pensamento que a ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, veio para Canoas ajudar em uma campanha de adoção de cães resgatados da enchente. Nesta sexta-feira (25), os voluntários organizaram a ida de cerca de 20 animais para o estado paulista. O embarque está marcado para o sábado (26). 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Chiquinho é um dos cães que vai para São Paulo



Chiquinho é um dos cães que vai para São Paulo

Foto: Nicole Goulart/Especial

Toda a ação também é promovida pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal de Canoas (SMBEA), onde alguns destes cães estão abrigados desde maio do ano passado. Outros estão no Abrigo Palmira Gobbi, no São José. 

De acordo com o presidente da organização, Rafael Rodrigues Miranda, os cães foram fotografados e divulgados em diferentes mídias. “O que nós precisamos é mostrar isso para mundo para que as pessoas vejam a situação desses animais e assim consigam um lar para eles. Se colocar no lugar desse animal, ficar aqui à noite, preso numa corrente que você vai entender essa situação. Por isso, estamos brigando por esses animais”, afirma. 

Até o momento, são 20 animais que viajam para São Paulo neste sábado, mas o número pode mudar. “Depende dos adotantes. Se aparecer 100 adotantes, vamos entregar 100 animais. Hoje, temos 20 pessoa interessadas em adotar esses animais. Já está adotado? Não. Nós só comemoramos depois que entregamos o cachorro para a família e deu tudo certo”, explica.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Secretária de Bem-Estar Animal, Paula Lopes, e presidente da ONG Cão Sem Dono, Rafael Miranda



Secretária de Bem-Estar Animal, Paula Lopes, e presidente da ONG Cão Sem Dono, Rafael Miranda

Foto: Nicole Goulart/Especial

Além de cidades paulistas, os cães devem ir para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados. A organização, que atua na causa desde 2006, ainda estuda a melhor logística para entregar os animais a suas novas famílias. Todos os interessados passam por entrevista. 

“Estamos divulgando em todos os lugares. Onde nós conseguimos colocar, estamos colocando porque não está bem. As pessoas pensam que eles estão conseguindo ajuda, mas não estão. Vamos conseguir ajudar 10, 20 animais em vista dos que tem. E são muitos cachorros”, completa. Junto com a campanha, a organização também doou ração para os animais na secretaria. 

Centenas de animais na espera por uma nova casa

Segundo um balanço da SMBEA do início de abril, mais de 600 animais aguardam pela adoção, incluindo cães e gatos abrigados na pasta, no abrigo e em albergagens externas. Por esta razão, a secretária do Bem-Estar Animal, Paula Lopes, acredita que a ação é importante. 

“Mostrar para o Brasil inteiro que ainda não está tudo bem. Dezenas, centenas de cães ainda vivem em espaços provisórios aqui em Canoas e eles precisam de adoção. Um ano vivendo nessas condições. Eles precisam ter as suas histórias reescritas também. Não é uma situação bonita. Os animais precisam sim de novas oportunidades”, frisa. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.