Corpo de Bombeiros celebra a formação de 106 novos servidores em cerimônia, em Canoas

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) celebrou a formatura de 106 novos servidores, durante uma cerimônia, no campus da Ulbra Canoas, na manhã desta sexta-feira (25).

O governador Eduardo Leite participou da cerimônia na manhã desta sexta-feira (25)



O governador Eduardo Leite participou da cerimônia na manhã desta sexta-feira (25)

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Como peculiaridade durante a solenidade, as autoridades presentes destacaram que os novos soldados – 21 mulheres e 85 homens – concluíram o curso de 12 meses em meio a maior tragédia climática da história do RS.

Como bem apontou o recém-formado soldado Lucas Vargas, o curso teve que ser interrompido para que cada participante pudesse auxiliar os próprios parentes amigos durante a catástrofe.

“Após um ano difícil, em que encaramos a dura realidade da tragédia, estamos aqui cheios de orgulho e prontos para cumprir nossa missão como Bombeiros Militares”, afirmou.

Na avaliação do secretário de Segurança do Estado, Sandro Caron, a experiência durante a tragédia não prejudicou a formação, mas, sim fortaleceu cada um dos participantes do curso.

“Eu imagino a ansiedade de cada um em querer agir na maior catástrofe natural que o Estado já viu”, salientou. “Mas sei que isso não prejudicou em nada a formação. Tornou a todos aqui presentes mais fortes.”

Investimentos

A solenidade que marcou a formatura em Canoas ocorreu em um momento ímpar, em que o Estado já autorizou novo concurso público para prover 400 novos cargos para bombeiros no Rio Grande do Sul.

Também presente na cerimônia, o governador Eduardo Leite destacou os investimentos que vêm sendo garantidos pelo Estado à segurança pública, apontando o incremento de servidores e a melhoria de equipamentos como diferencial.

“Viramos aquela triste página em que os servidores da segurança recebiam os salários atrasados para um cenário de investimento em efetivo e equipamentos que garantem a melhoria na prestação de serviço e atendimento da população”, destacou.

Leite garantiu que quer concluir o mandato com uma renovação completa da frota de veículos do Corpo de Bombeiros, garantindo caminhões novos e modernos a todas as unidades do RS.

“Antes circulavam caminhões com 30 anos de serviço, mas queremos, até o próximo ano, caminhões novos e modernos distribuídos no Estado. Porque nunca antes se comprou tantos caminhões”, afirmou.

São 106 novos alunos-soldados que passam a integrar o Corpo de Bombeiros gaúcho após a formatura desta sexta-feira (25)



São 106 novos alunos-soldados que passam a integrar o Corpo de Bombeiros gaúcho após a formatura desta sexta-feira (25)

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Formação

Com uma carga horária total de 1.490 horas-aula, o curso teve duração de 12 meses e proporcionou aos alunos-soldados o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da atividade de bombeiro.

Durante a formação, os bombeiros passaram por aulas teóricas e práticas, abordando disciplinas como combate ao incêndio, atendimento hospitalar, segurança contra incêndio, pânico em edifícios e salvamentos em desastres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.