Falácia: vereador é afastado suspeito de comandar corrupção eleitoral

Um vereador de Maceió foi afastado do cargo na manhã desta sexta-feira (25/4), por suspeita de liderar um esquema criminoso envolvendo corrupção, desvios de dinheiro público, lavagem de dinheiro e crimes eleitorais em Alagoas. A operação, batizada de Falácia, foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular o grupo acusado desses crimes.

Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Eleitoral nas cidades de Maceió e Rio Largo, além da aplicação de 17 medidas cautelares alternativas à prisão. Entre as medidas está o bloqueio de bens do vereador investigado, que superam R$ 200 mil.

De acordo com as investigações, o parlamentar, cujo nome ainda não foi divulgado pela PF, teria papel central nas irregularidades que envolvem o desvio e a lavagem de recursos públicos destinados a fins eleitorais. A operação busca reunir mais provas sobre como o grupo utilizava estruturas públicas para beneficiar campanhas políticas ilegalmente.

A PF ainda não detalhou todos os envolvidos ou divulgou o volume total dos recursos desviados, mas afirmou que as investigações seguem em curso para identificar outros possíveis integrantes do esquema.

O vereador afastado permanecerá fora do cargo enquanto as investigações avançam e será investigado também por sua responsabilidade administrativa e política no caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.