George Santos é condenado a 7 anos de prisão por falsidade ideológica

George Santos, de 36 anos, ex-deputado republicano, filho de brasileiros, foi condenado a sete anos de prisão, nesta sexta-feira (25/4). Ele já havia se declarado culpado por fraude e falsidade ideológica. No dia 1º de dezembro de 2023, Santos teve o  mandato cassado por violações éticas.

A juíza Joanna Seybert condenou George Santos a 87 meses de detenção. Ainda não há informações sobre quando ele começará a cumprir a pena. Ele compareceu nesta sexta-feira a um tribunal federal para receber a sentença.

O político ficou conhecido por mentir sobre sua história de vida e cometer fraude contra doadores de campanha.

George Santos admitiu ter enganado doadores e roubado a identidade de uma dezena de pessoas, incluindo membros de sua própria família, para financiar sua campanha política. Em acordo com a Justiça norte-americana, Santos concordou em pagar cerca de US$ 580 mil (aproximadamente R$ 3,3 milhões) em multas, além dos 7 anos de prisão.

Em uma carta endereçada ao tribunal, nesta semana, George Santos afirmou estar “profundamente arrependido” pelos crimes, mas disse que a pena proposta pelos promotores é severa demais.

A defesa pediu uma pena de dois anos de prisão, mínima obrigatória para o crime de roubo de identidade qualificado, sob o argumento de que essa pena é comparável às sentenças aplicadas ao ex-deputado Jesse Jackson Jr. e a outras figuras políticas condenadas por crimes financeiros semelhantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.