Máscara capilar: especialista revela por quanto tempo deixar no cabelo

Para ter fios bonitos e sedosos, é essencial utilizar máscara capilar. Contudo, mesmo a hidratação sendo indispensável para a rotina de cuidados com o cabelo, o uso em excesso de produtos pode ser mais prejudicial que benéfico.

De acordo com a médica dermatologista Thalita Carlesso, o ideal é usar máscaras de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade do cabelo.

“Cabelos mais danificados, ressecados ou que passaram por químicas se beneficiam de hidratações mais frequentes. Já cabelos normais ou oleosos podem precisar apenas uma vez por semana ou até a cada 10 dias”, recomenda a especialista.

3 imagens

Para ter um bom resultado, deve-se deixar os hidratantes pelo tempo recomendado nos rótulos

Exagerar na hidratação pode pesar os fios, obstruir os poros e causar queda capilar
1 de 3

Hidratar o cabelo é essencial, mas não é recomendado utilizar máscaras capilares em todas as lavagens

Pexels

2 de 3

Para ter um bom resultado, deve-se deixar os hidratantes pelo tempo recomendado nos rótulos

Getty Images

3 de 3

Exagerar na hidratação pode pesar os fios, obstruir os poros e causar queda capilar

Getty Images

Malefícios de hidratar o cabelo em excesso

A dermatologista destaca que o excesso de hidratação pode causar o chamado “efeito rebote”, deixando o fio pesado, com frizz e até quebradiço por excesso de emoliência e água.

Thalita Carlesso afirma ainda que, ao contrário do que muitos pensam, deixar os produtos por mais tempo do que o indicado não aumenta o efeito hidratante e pode prejudicar o couro cabeludo e a haste capilar. “A maioria das máscaras de hidratação tem um tempo de ação ideal entre cinco e vinte minutos, como indicado no rótulo”, informa.

Além disso, a dermatologista diz que quem deixa as máscaras capilares por 24 horas pode sofrer com proliferação de fungos e bactérias; fios pesados, oleosos e sem brilho; e obstrução dos poros do couro cabeludo, que pode levar à queda capilar.

“Se quiser um tratamento mais profundo, prefira máscaras noturnas específicas, formuladas para uso prolongado”, recomenda.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.