Minas Gerais lança novas rotas turísticas durante a MTM 2025

Leonidas Oliveira secretario de Turismo de Minas Gerais e1745606487720 Minas Gerais lança novas rotas turísticas durante a MTM 2025

Leônidas Oliveira, secretário de Turismo de Minas Gerais (Ana Azevedo/M&E)

BELO HORIZONTE – O Governo de Minas Gerais lançou novas rotas turísticas nesta sexta-feira (25), durante a Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. As rotas fazem parte da estratégia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) de ampliar o número de experiências no estado, fortalecer a integração regional e descentralizar o fluxo turístico.

Entre os novos roteiros estão a Rota Caparaó Mineiro, que abrange Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz; a Rota Vulcânica, que conecta Poços de Caldas, Caldas e Andradas; e a Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço, que percorre 11 municípios entre parques naturais, serras e cidades históricas. As rotas foram apresentadas em coletiva pelo secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“Essas rotas são frutos de uma política pública que vem sendo construída com os territórios. São os próprios municípios que propõem os roteiros e nos dizem como querem ser apresentados. O papel do governo é apoiar, viabilizar, garantir investimento e promover”, afirmou Leônidas. Ele explicou ainda que os roteiros não são apenas geográficos, mas carregam identidade e pertencimento. “Minas é um estado plural, e essas rotas revelam o que temos de mais potente: nossa diversidade cultural, natural e histórica.”

O secretário reforçou que o objetivo é distribuir os fluxos turísticos e fomentar a economia em regiões ainda pouco exploradas pelo turismo tradicional. “A ideia é tirar a lógica do eixo centralizado. Minas não é um destino só. Minas são muitos destinos, muitos Brasis dentro de um só estado.”

Durante a coletiva, Leônidas também destacou o crescimento do turismo mineiro, que registrou aumento de 1,7% em fevereiro, em contraste com a retração nacional de 6,1% em janeiro, segundo dados do IBGE. Ele atribuiu o desempenho aos investimentos e à atuação integrada entre governo e municípios. “O turismo é vetor de desenvolvimento. Investimos mais de R$ 6 milhões no ICMS Turismo, beneficiando mais de 580 municípios. Isso é política pública com resultado concreto.”

Outro destaque da participação do estado na MTM foi o lançamento do Passaporte da Esperança, iniciativa ligada ao turismo religioso e ao Jubileu de 2025. O roteiro convida os visitantes a conhecerem 19 igrejas da capital mineira. “É uma rota de fé, sim, mas também de arte, arquitetura e história. Estamos valorizando nosso patrimônio imaterial e material com responsabilidade”, disse o secretário.

A cidade de Capitólio também teve visibilidade com o anúncio da terceira edição do Salão Náutico (SNC), que ocorrerá de 24 a 27 de julho e integra a estratégia de fortalecimento do Lago de Furnas como destino de lazer.

A MTM chega a sua segunda edição sob apareceria entre a BBC Eventos e a Abav-MG, consolidando-se como um sucesso, que se reflete no crescimento  e profissionalização da feira. “Antes, tínhamos a tradicional feira da Abav, importante, mas com alcance mais restrito. Agora, ela evoluiu e se transformou na MTM, um evento de grande porte que atrai operadores de todo o país e oferece aos mineiros a chance de conhecer destinos e as principais ofertas do mercado. Para Minas Gerais, isso é excelente: promove o estado, valoriza o trabalho que temos feito no turismo, movimenta a economia e lota os hotéis. Vida longa à MTM!”, afirmou Leônidas de Oliveira.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.