Novo quartel dos bombeiros de Canela está sem previsão de entrega; entenda

Uma obra muito aguardada pelo Corpo de Bombeiros de Canela está sem previsão de conclusão. Ainda, estão paradas desde o início do ano.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Esta não é a primeira vez que a construção do novo quartel é paralisada. O local, próximo de onde fica a estrutura atual, nos arredores do Parque do Lago, está sendo erguido desde 2021. O terreno é da Prefeitura de Canela, responsável pelo empreendimento. Somente após pronto, haverá o repasse oficial à corporação de segurança pública, ou seja, ao governo do Estado.

Novo quartel ainda não está pronto



Novo quartel ainda não está pronto

Foto: Corpo de Bombeiros de Canela

Em janeiro, uma reunião entre os bombeiros e a nova gestão do Executivo municipal chegou a tratar sobre os entraves, que foram complicados após a catástrofe climática de maio, que afetou a estrutura.

Vai chover e esfriar no final de semana em Gramado? Confira como fica o tempo

Na época, afirmava-se que 85% da obra estava concluída. Ainda restavam os acabamentos, placas solares, sistema de combate a incêndio, ligações de água e luz e o acesso para as viaturas. A execução da via entre a Rua Tio Elias e a Avenida do Lago seriam, ainda, responsabilidades da prefeitura, que executaria o acesso.

A projeção era que o quartel fosse finalizado e entregue ainda neste primeiro semestre de 2025, após mais adiamentos. Em 2023, as obras foram retomadas e a previsão inicial era para os primeiros seis meses de 2024. No começo daquele ano, passou para novembro e, em dezembro, a projeção foi alterada para o primeiro trimestre de 2025.

Contudo, agora, não há movimentação no local e não houve seguimento aos 15% restantes. E, por enquanto, não há data de conclusão. Faixas chegaram a ser colocadas nas últimas semanas, pela empresa licitada, com a frase “obra paralisada por falta de pagamento do município”.

Canela tem mudanças no trânsito com realocamento de vagas de ônibus; confira

A reportagem entrou em contato com a prefeitura que justifica a estagnação das obras, tanto do quartel, quanto do acesso, devido a “indicativos de irregularidades nos diferentes processos. Ambos sugerem falhas semelhantes de condução e execução”.

Ainda segundo o Executivo, “elemento central que impede a continuidade é o encerramento do contrato, ainda na gestão passada” e que “a retomada das obras só ocorrerá por meio de contrato vigente, respaldo de legislação e a tomada de medidas para a penalização dos responsáveis sobre possíveis irregularidades”.

Investimento de R$ 2,1 milhões

O investimento na construção passa de R$ 2,136 milhões. Os recursos foram garantidos por meio de emendas federais, emendas impositivas de vereadores e recursos próprios da Prefeitura de Canela.

Vereador de Canela propõe área pública para plantio de mudas de compensações ambientais de projetos construtivos

O novo prédio contará com infraestrutura completa, com alojamento, almoxarifado, academia, espaço para treinamentos, sala de operação, garagem e área mecânica.

Nota oficial

A Prefeitura de Canela explica que a administração atual percebeu o problema ao assumir o Executivo municipal. “Reuniu-se com o comando dos bombeiros, com a empresa construtora e com o Controle Interno do Município para levantamento de informações e apontamento de soluções”, diz a nota encaminhada.

Um relatório técnico foi solicitado para verificar o que realmente foi executado e quais seriam as entregas faltantes, de acordo, ainda, com o contrato estabelecimento na época. Ele está em fase de elaboração pelo fiscal técnico. “Durante a apuração, foram identificados serviços divergentes do escopo contratado e pagamentos fora da vigência contratual”, complementa.

Lei que cria a Semana Municipal dos Legendários em Gramado é vetada pelo Executivo; entenda

Adicionar aos favoritos o Link permanente.