RS terá onda de frio avassaladora nos próximos dias? Veja o que diz a MetSul

A semana termina com tardes quentes, porém com madrugadas que podem ter temperatura de um dígito e amanhecer com cerração baixa em diversas localidades do Rio Grande do Sul. No sábado (26), as máximas podem ficar em tornou ou até acima dos 30ºC. Contudo, os gaúchos não devem se acostumar com o calor, pois no domingo (27) uma frente fria chega ao território gaúcho, podendo até causar chuva, segundo a MetSul Meteorologia. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

RS não terá onda de frio nos próximos dias, segunda a MetSul | abc+



RS não terá onda de frio nos próximos dias, segunda a MetSul

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Após a possível e irregular instabilidade, uma massa de ar frio também chega ao Estado, garantindo a manutenção das noites frias e tardes de temperaturas amenas. Com isso, a MetSul, enfatiza que se descarta a falsa informação que circula nas redes sociais de que uma onda de frio estaria prevista para os próximos dias. 

Leia mais: ATACAREJO: Região terá loja conceito de R$ 30 milhões; saiba quando será a inauguração

“Uma onda de frio pressupõe vários dias com temperaturas baixa não apenas à noite como durante o dia. E nenhum modelo meteorológico indica tal cenário”, explica a empresa especializada em meteorologia. 

A MetSul destaca que o embora o indicativo de mínima ou abaixo da média, as máximas devem ficar perto ou acima da média, consequência de ar mais seco e do tempo firme que favorecem maior resfriamento noturno e maior elevação da temperatura durante o dia, com grande amplitude térmica. 

“O que está na previsão é uma modesta incursão de ar mais frio vai trazer noites mais frias no Sul do Brasil com tardes de temperatura agradável na semana que vem”, reforça a MetSul. O prognóstico ainda aponta que com o ar mais seco, mesmo que não seja uma massa de ar frio forte, as áreas de maior altitude da região Sul do Brasil terão mínimas baixas e geada entre terça (30) e a quinta-feira (1º). “Mas nada que fuja muito ao padrão do fim de abril”, diz a MetSul. 

Veja também: RS-240: Identificado motociclista que morreu após ser atingido por carro e atropelado por caminhão

Os meteorologistas ainda afirmam que modelos de médio e longo prazos, até então, não indicam nenhuma grande incursão de ar polar de grande intensidade que possa provocar verdadeiramente uma onda de frio com temperaturas muito baixas à noite e persistência do frio durante o dia no Sul do País. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.