Falso piloto da Gol tenta entrar na cabine de avião da Azul que partiu de Porto Alegre

Um homem que informou ser piloto da Gol tentou acessar a cabine de comando de um Airbus A320 da Azul na tarde da última quinta-feira (24), durante viagem de Porto Alegre para São Paulo. Ele não conseguiu entrar na cabine e o incidente não alterou a rotina do voo e nem a segurança dos passageiros.

  • Passageira é pega em Porto Alegre com bolsas de luxo não declaradas

Falso piloto da Gol tentou acessar a cabine de um Airbus A320 da Azul | abc+



Falso piloto da Gol tentou acessar a cabine de um Airbus A320 da Azul

Foto: Donato Bolelli/Reprodução

O caso deixa em alerta as companhias aéreas e a Polícia Federal, que já iniciou uma investigação a partir da superintendência de São Paulo. O falso piloto embarcou como passageiro, com bilhete regular, no voo AD6035, que partiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho às 14h32 de quinta-feira. O pouso foi 1h26 depois no aeroporto de Congonhas.

  • Boeing 747 pousa em Porto Alegre com equipamentos para empresa do Vale do Sinos

A Azul informou ao Grupo Sinos que “a tripulação agiu de forma preventiva e de acordo com todos os protocolos da companhia ao perceber atitude atípica de um cliente que se identificou como piloto”. A nota diz ainda que “os tripulantes limitaram seus acessos durante o voo e relatando imediatamente o ocorrido para as autoridades competentes”. A Gol também foi informada.

Piloto recém-promovido

O canal Viajando com o Luiz revelou mais detalhes do incidente. Segundo o influencer, o passageiro estava uniformizado como piloto da Gol. Usava um cordão de crachá comemorativo da companhia, mas não portava todas as credenciais que devem ser usadas por pilotos em serviço. A ausência de uma identificação funcional válida chamou atenção da tripulação da Azul.

Durante o serviço de bordo, o homem abordou os comissários na parte anteira do avião e informou que precisava acessar a cabine. Apresentou-se como piloto recém-promovido da Gol, com sete anos de experiência, e que estaria a caminho de sua base de trabalho, no Rio de Janeiro.

Além da falta de identificação funcional, informações desencontradas dadas pelo falso piloto fizeram os tripulantes alertarem a cabine. Ainda durante o voo a equipe da Azul acionou a área de segurança da empresa. Após o pouso, foi confirmado que não havia piloto real em deslocamento como passageiro naquele voo.

O filme “Prenda-me se for capaz”

O episódio da última quinta-feira em voo de Porto Alegre para Congonhas remete ao filme “Prenda-me se for capaz”, sucesso do cinema em 2002 dirigido e produzido por Steven Spielberg. Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) é um jovem que se passa por piloto de avião da Pan Am, companhia histórica dos Estados Unidos.

Personagem de Leonardo DiCaprio se passa por piloto no filme Prenda-me se for capaz | abc+



Personagem de Leonardo DiCaprio se passa por piloto no filme Prenda-me se for capaz

Foto: Reprodução

O golpista também se passa por médico e promotor até ser identificado e, depois, preso pelo policial Carl, interpretado por Tom Hanks. Altamente especializado em fraudar cheques, Frank Abagnale Jr. acaba sendo convidado a trabalhar com o FBI na identificação de outros golpes. O filme foi baseado em uma história real contada na autobiografia homônima de Frank W. Abagnale Jr., co-escrita com Stan Redding.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.