Nutriente ajuda no ganho de carcaça do gado e no acesso a mercados de carne premium

confinamento
Foto: Sepaf-MS

O ganho de carcaça animal é um indicador perseguido por todos os pecuaristas que buscam acessar mercados premium, como Estados Unidos e Europa. Para isso, o mestre em nutrição de ruminantes da Kemin, João Ronchesel, avalia que, em primeiro lugar, deve-se verificar o status sanitário dos animais, fator determinante para a conversão dos nutrientes da dieta em ganho de peso de qualidade.

O especialista salienta, também, ser importante focar no aumento da densidade energética do que o animal ingere.

“Para os animais terem um maior ganho de carcaça, se requer uma maior quantidade de energia nessa dieta e, para isso, a inclusão de lipídios é fundamental.”

De acordo com ele, os lipídios são fontes de energia inclusas em diversos coprodutos das indústrias do setor agropecuário brasileiro. “Exemplos são o caroço e a torta de algodão, o DDG e o WDG, que fornecem uma quantidade maior de lipídios e podem auxiliar os animais a terem um maior ganho de carcaça durante o confinamento”, enumera.

Ronchesel também enfatiza que ao trabalhar com ingredientes que possuam maior teor lipídico protegidos do rumen, consegue-se aumentar a densidade energética da dieta sem, com isso, elevar o calor metabólico normalmente gerado durante a digestão.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

“Sempre que pensarmos em trabalhar com dietas com maior teor lipídico, é importante ter em mente que precisamos ajudar o ruminante, principalmente bovinos confinados, a lidar melhor com essa dieta mais gorda, mais energética, ou seja, é preciso um aditivo que ajude o animal a quebrar e absorver melhor esses alipídios para que ele aproveite ao máximo dessa gordura e, assim, se reduza possíveis efeitos tóxicos do ambiente ruminal.”

Entretanto, Ronchesel salienta que apenas a nutrição não é suficiente para que o animal tenha ganho de carcaça e, assim, o pecuarista consiga acessar mercados de maior valor agregado.

“É importante uma nutrição estratégica e o potencial genético, ou seja, precisamos de animais jovens, que foram selecionados e aprimorados para ter o maior ganho de carcaça, a maior produção de carne com uma quantidade de gordura aceitável.”

O post Nutriente ajuda no ganho de carcaça do gado e no acesso a mercados de carne premium apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.