“O cooperativismo é o caminho da conciliação”: Evento ressalta a força das cooperativas da região

No Ano Internacional das Cooperativas, o Expocoopera debate sobre o presente e futuro do cooperativismo no Brasil. A iniciativa é promovida pela Sicredi Caminho das Águas e ocorre até as 17 horas deste sábado (26), no Centro de Eventos da Faccat.

Álvaro Link | abc+



Álvaro Link

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

VEJA TAMBÉM: ATACAREJO: Região terá loja conceito de R$ 30 milhões; saiba quando será a inauguração

O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, deu as boas-vindas aos participantes reforçando a importância das cooperativas na economia e na sociedade como um todo.

“Além de celebrar, sairemos com um repertório ainda maior pra combater a desinformação. Estamos reunindo o que o cooperativismo faz de melhor, conectando os conectores. O cooperativismo é o caminho da conciliação. Que a inovação possa ser o resgate do ser humano focando nas convergências e não nas divergências”, afirma.

Mário Augusto de Freire Gonçalves | abc+



Mário Augusto de Freire Gonçalves

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Estado, Mário Augusto de Freire Gonçalves, representou o governador Eduardo Leite e a titular da pasta, Simone Stülp. “A inovação não está somente nas alternativas hytech, nas startup, nos hubs. Ela está, muitas vezes, quando nos reinventamos e enxergamos nosso papel como ser humano na sociedade”, destaca Gonçalves.

O evento conta com palestras reunindo nomes como Martha Gabriel, Patrícia Palermo, Mario De Conto e Everaldo Marini.

CONFIRA: GRAMADO SUMMIT: Grupo Sinos passa a ser media partner de evento de inovação

Cuidado ambiental e social

O Vale do Paranhana tem diversas cooperativas escolares. Entre as participantes do evento deste sábado (26), está a Unisanto, cooperativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Rolante. Os estudantes fazem sabão em barra a partir de óleo usado, que acabaria sendo descartado no meio ambiente.

O recurso obtido com a venda dos produtos é usado em benefício da própria cooperativa. “É um ótimo aprendizado. O cooperativismo te ensina a trabalhar em equipe e a lidar com gestão financeira, a gente pensa no futuro”, diz a estudante Yasmin Odete da Silva, 13 anos, que explicou aos visitantes da Expocoopera os detalhes das ações juntamente com a colega Jenifer Monteiro, 12, e a estagiária das cooperativas escolares de Rolante Júlia Zardo.

“Estudamos como fazer tudo de forma ambientalmente positiva e o lucro vai gerando novos materiais. Todo o ciclo é feito pelos alunos”, explica Júlia.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.