Saiba quem é a jornalista brasileira que leu prece em funeral do papa

Um dos momentos da missa fúnebre em homenagem ao papa Francisco contou com a participação de uma brasileira, que leu em português uma das preces da oração universal, declamada por fiéis como parte da cerimônia. Bianca Fraccalvieri (foto em destaque) trabalha como jornalista, no portal de notícias do Vaticano, o Vatican News, e foi uma das seis pessoas convidadas para participar esse rito religioso que ocorre depois da homilia.

Nas missas no Vaticano, essa oração é geralmente feita em diferente idiomas. “Pelos povos de todas as nações, que, praticando incansavelmente a justiça, possam estar sempre unidos no amor fraterno e busquem incessantemente o caminho da paz”, declarou Bianca. Em seguida, os fiéis responderam: “Senhor, escutai a nossa prece”.

Assista ao trecho:

A Missa de Exéquias do papa Francisco, como parte das homenagens fúnebres ao pontífice que ocorrem neste sábado (26/4), teve a oração universal recitada em seis línguas: francês, árabe, português, polonês, alemão e chinês.

Ela incluiu, respectivamente, pedidos pelo papa Francisco, pela igreja sagrada de Deus, pelos povos de todas as nações, pelas almas de outros pontífices que faleceram, por todos os fiéis falecidos e por todos os presentes à missa.

Em entrevista ao portal de notícias português Observador, a jornalista de 46 anos – que atua há mais de duas décadas na Rádio Vaticano e gere as mídias sociais em português do Vatican News – comentou sobre a oportunidade de participar da missa. “Para mim, é um privilégio ler em nossa língua portuguesa, a língua em que professamos nossa fé, mas que, neste momento, é também a língua na qual expressamos nosso amor pelo papa”, afirmou.

Ao site português, ela também contou que trabalhava durante o feriado da Páscoa, quando recebeu a notícia da morte do papa, considerado decisivo ao processo de conversão dela. “Nosso mundo desabou”, disse.

Nascida no Brasil e filha de um italiano, Bianca morou em Roma na infância e se mudou para Itália ao terminar o curso de jornalismo, para fazer um mestrado em filosofia na Universidade Gregoriana, a universidade pontifícia dos jesuítas.

Ainda segundo o Observador, depois de estagiar na Rádio Vaticano e de idas e vindas entre os países, ela acabou por ficar na Itália e, em 2008, tornou-se funcionária da Rádio Vaticano – posteriormente integrada ao Vatican News.

Antes de ser escolhida para fazer uma das preces da missa deste sábado (26/4), os organizadores da cerimônia pediram “uma voz feminina” para a leitura da prece português, e Bianca – que assume essa função em eventos oficiais do Vaticano e conheceu Francisco pessoalmente – se candidatou.

Toda a cerimônia foi ensaiada em detalhes, nessa sexta-feira (25/4), com orientações sobre cada passo dado, segundo o portal português. “Mais do que triste, estou muito grata. Foi um pontificado muito maravilhoso, lindo e rico para a igreja”, concluiu Bianca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.