Azeite mineiro é reconhecido como um dos 100 melhores do mundo

azeite e azeitona
Fotos: Pixabay e divulgação

O azeite Mantikir Summit Premium, produzido pela Vinícola Essenza, em Maria da Fé (MG), foi reconhecido na última como um dos 100 melhores azeites extravirgens do mundo na edição 2025 do Evooleum Top 100, realizada na Espanha. O produto recebeu 93 pontos na avaliação técnica e foi eleito o melhor azeite do Brasil, sendo também o único representante das Américas entre os premiados este ano.

A premiação é promovida pelo Grupo Editorial Mercacei, em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (AEMO), e é considerada uma das mais prestigiadas do setor. O concurso reúne amostras de quase mil azeites extravirgens de 26 países, avaliadas às cegas por um júri internacional de 25 especialistas de 11 nações.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O Mantikir Summit Premium é um blend de campo formado pelas variedades arbequina, coratina, grapolo e koroneiki. As azeitonas foram colhidas no final de fevereiro, em altitudes de 1.910 metros nos olivais da vinícola localizados em Maria da Fé. Segundo o produtor Herbert Sales, o diferencial está na colheita manual prematura e na extração cuidadosa em baixa temperatura.

“Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. A extração foi feita com temperatura controlada a 22ºC, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade”, disse.

O processo produtivo utiliza a prensagem imediata de azeitonas colhidas em diferentes talhões da propriedade. São necessários, em média, 12 quilos de azeitonas para produzir 1 litro do azeite. O método, segundo o produtor, prioriza a qualidade sensorial e técnica, preservando compostos fenólicos e atributos aromáticos do produto.

O reconhecimento internacional da Evooleum reforça o potencial do Brasil como produtor de azeites extravirgens de alta qualidade. Em 2024, o mesmo rótulo já havia conquistado o título de melhor azeite do mundo na categoria de produção limitada até 2.500 litros, superando marcas tradicionais da Europa e do Oriente Médio.

A edição 2025 da Evooleum destacou azeites de dez países, incluindo China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha — que lidera o ranking com 67 azeites classificados, sendo 43 deles da região da Andaluzia.

O azeite Mantikir Summit Premium tem se consolidado como símbolo da nova geração de azeites brasileiros. Além de impulsionar o reconhecimento internacional do país no setor, o produto destaca o potencial das regiões de altitude de Minas Gerais para a produção de azeites finos e de qualidade superior.

O post Azeite mineiro é reconhecido como um dos 100 melhores do mundo apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.