Caldo de ovos: receita é uma aliada poderosa para o cérebro e os olhos

Presente na memória afetiva de muitas famílias brasileiras, o caldo de ovos atravessa gerações como símbolo de conforto e nutrição. Popular no interior do Brasil e em culturas asiáticas, a receita de preparo rápido — na qual os ovos são incorporados a um caldo quente, formando fios ou texturas cremosas — ganha atenção especial dos especialistas em saúde por conta dos seus benefícios.

Para entender como o caldo feito à base de ovos pode contribuir para a saúde, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Sabina Donadelli. Segundo a profissional, a receita, quando preparada com ingredientes naturais e de qualidade, impacta positivamente diferentes órgãos do corpo humano.

“Ele combina a riqueza proteica do ovo com os nutrientes dos caldos naturais — como ossos, legumes e temperos —, promovendo saciedade, fornecendo vitaminas essenciais e apoiando, inclusive, o emagrecimento e o equilíbrio metabólico”, explica.

Entre os principais benefícios do caldo de ovos estão a promoção da saúde cerebral e ocular, graças à presença de antioxidantes como luteína e zeaxantina.

“Pela rica presença de vitaminas A, D, E, além de zinco e selênio, o ovo também garante todos os nutrientes fundamentais para a regulação imunológica”, destaca Sabina.

8 imagens

Praticar atividade física é essencial

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images

2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay

3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images

4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução

5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images

6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images

7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay

8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

Caldo de ovos é uma opção de receita low carb

Segundo a nutricionista, a base tradicional do caldo pode ser feita com legumes, frango ou leite, engrossado com farinha de mandioca ou amido de milho. Para garantir que o prato seja ainda mais saudável, Sabina indica as versões que podem integrar dietas low carb, cetogênicas ou hiperproteicas.

“Nesse caso, o espessamento é feito com vegetais batidos, como abobrinha e couve-flor, aumentando o teor de fibras e reduzindo o de carboidratos“, recomenda Sabina.

Ainda segundo a expert, quando o caldo de ovos é associado a um de ossos bem preparado, que oferece colágeno, aminoácidos e minerais, ele se torna uma verdadeira fórmula natural para quem busca hipertrofia ou recuperação física.

Foto colorida. Vista de alto ângulo de caldo de osso caseiro saudável em uma tigela de vidro na mesa branca. Os ingredientes para cozinhar o caldo de osso estão por todo o recipiente - Metrópoles
O caldo de ovos pode ser preparo junto com o de ossos, o que turbina seus benefícios

” O ovo, especialmente a gema, é rico em nutrientes que participam diretamente da regulação do sistema imune, como vitamina A, D, E, zinco e selênio. Quando somado a um caldo de ossos bem preparado — que contém colágeno, aminoácidos e minerais — o efeito é ainda mais potente”, detalha.

Além disso, Sabina acrescenta que a presença de colágeno e glutamina, se for usado junto do caldo de ossos, ajuda também na recuperação dos tecidos e na saúde intestinal.

Nutricionista revela que o prato faz bem em qualquer idade

Quando se trata da recomendação, Sabina revela que o caldo de ovos é seguro para todas as faixas etárias, desde que seja preparado com alimentos naturais e livre de aditivos artificiais. Para os pequenos, é uma excelente forma de introduzir proteínas e nutrientes essenciais de maneira leve. Já para os mais velhos, ajuda na manutenção da massa muscular e oferece uma refeição de fácil digestão.

Embora a receita seja amplamente segura, algumas pessoas devem ter cautela. Quem apresenta alergia ao ovo ou intolerância deve evitá-lo. Outro ponto de atenção é o uso de caldos industrializados.

“Eles costumam conter excesso de sódio, glutamato monossódico e conservantes que não são interessantes para a saúde. O ideal é preparar o caldo de forma caseira, com ingredientes frescos”, sugere a especialista.

Apesar das recomendação, Sabina avalia que o caldo de ovos assim como as sopas reúne uma potência nutricional em um prato quente.  “Sopa é sempre uma boa ideia — depende do que você coloca dentro. Quando feita com ingredientes naturais, o caldo de ovos pode ser um verdadeiro “abraço” nutritivo: sacia, nutre e ainda cuida da sua saúde de dentro para fora”, conclui.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.